POLÍTICA

Nini Satar condena moçambicanos que “festejaram” a morte da Valentina Guebuza

A morte da Valentina Guebuza, filha do antigo Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, pegou muitos moçambicanos de surpresa.

Pelo incrível que pareça, houve certos compatriotas que festejaram a morte da empresária moçambicana. Mandaram alguns comentários menos simpáticos a família Guebuza. Os mesmo alegam que a malograda estava envolvida com as Dívidas públicas, e outros Internautas chegaram mesmo a falar que a Valentina pagou os pecados do pai.

O empresário moçambicano Nini Satar, não ficou indiferente a tais declarações. O mesmo criticou a atitude de certos moçambicanos.

“Sobre o assassinato de Valentina Guebuza

Tanta gente, habituada à especulação, não tardou a reagir desonestamente à morte de Valentina Guebuza. Muitos associaram o seu assassinato às dívidas ocultas, chanceladas pelo Governo do seu progenitor, Armando Guebuza. Considero isto de má-fé.

Independentemente das razões que devem estar por detrás do seu assassinato, a primeira coisa que devemos fazer, como seres pensantes, é associarmo-nos à família enlutada. Dói perder um ente querido. Quaisquer que sejam os pecados do pai (Armando Guebuza), não nos devemos esquecer de que ele é um ser humano como qualquer um de nós.

Estaríamos a crescer e a mostrar a nossa civilidade se mandássemos mensagens reconfortadoras. Valentina Guebuza era filha, mãe, irmã, esposa, amiga e muitos mais. Existem várias pessoas que a esta altura estão chorando a morte dela. Tem que haver um pouco de urbanidade nos nossos comentários.

E ao marido, Zófimo Mauiane, independentemente do motivo que o levou a assassinar a sua consorte, agiu mal. Muito mal. Não há nada que o diálogo não vença. O diálogo escancara muros, abre portões por mais pesados que sejam. Conversar teria sido a melhor solução.

Como consequência do seu acto, há-de amargar na cadeia. Não vai ver a filha a crescer. A cadeia é pesada. Fala-vos a voz da experiência. E eu fiquei tantos anos presos sem provas.
E ele? O que lhe dirá a sua consciência? Pecado capital”, escreveu Nini Satar na sua conta pessoal do Facebook.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 Comentários

  1. Obrigado Meu caro Empresario Nini Satar pela aula de sapiencia para os meus manos moçambicanos, uma coisa nao tem nada haver com a outra.

  2. Ámido Mussa disse:

    Dói perder
    um ente querido. O Sr. Guebuza hoje esta sentir essa dor. Aproposito, de que lado estas boss Nini? Ja se esqueceu das 10 cartas que escreveste a pedir paz? Finalmente agora teremos a paz, e podemos viajar via terrestre.

  3. frenamo disse:

    concordo contigo Nini, infelismente nao pensou do mesmo jeito a anos atras quando patrocinou a morte do Sr Carlos Cardoso que tambem era Pai, Esposo, Amigo, Filho etc….
    agora começo a acreditar que a Cadeia alem de transformar pessoas em Monstro, faz tambem o invero.

  4. wapinhera disse:

    kkkkkkkk do jeito como esta declaração foi dita pelo ilustre, parece-me que os que estão a morrer em gorongosa são animais.
    o que esta a matar la è arma, meu caro admirador, Deus è pais não è filho e a justiça è certa.
    minhas condolencias a familia..

  5. Não fica bem assim!
    Além de festejarem, deveriam estar de luto!
    Concordo com o comentário do Nini Satar.

  6. Foi d surpresa k apanhei a noticia pela minha mãe k dsse,”filho,a filha d guebuza morreu a tiro em maputo pelo marido,ouv pela radio moçambique…”nao acreditei,peguei no cel,naveguei e encontrei tudo espalhado…Apesar dos motivos, zoufimo agiu mal d forma animal e selvagem.A violencia nao é solusao,olha n k deu…K homem?espero k a justisa seja feita.A todos moçambicanos,tenhamx um pingo d compaixao e sejamx solidarios com a familia guebaz,apesar dos problemas k muitos associam a divida publica k alegam da autoria do pai da malograda.K a alma da valentina Deus a tenha em paz.a toda familia,as minhas sentidas condolencias.

    • GUEBUZA disse:

      Anoticia foi muito interessante logo que apercebi, depois do assassinato de Cardoso, Giles, e outro varios atentados feito pelo guebuza, como se sentiu com a morte da valentina, assassinou pessoas mais importante que a sua filha, e as pessoas que morrem em gorongosa nao sao pessoas?, Ainda pagará mais é cedo demais…..

  7. João Maluco disse:

    Tanta fome mortes intensos em gorongoza não si verifica apenas ti doi quando morre uma ladra envolvida na dvida pública é a justiça d deus

  8. Leontina Tavares disse:

    Inacreditável sinceramente o ser humano as vezes nao raciocina bem. Isso pideria ter acontecido em qq família. Infelizmente. Como festejar a morte de um ser humano ??? So oq o pai fez pecados? ??? Nao sou moçambicana e nem conheço a família mas como ser humano que sou. Como.mulher que sou como mae filha avo esoosa etc sinto me revoltada. Rezo que a sua alma descanse em.paz e de um.pouco de conforto a família neste momomento de grande tristeza. A morte e certa. Mas tirar a vida a una pessoa q um dia jura mos proteger amar e cuidar. E de lamentar. Qq que seja o motivo ninguem tem direito de tirar a vida de ninguém. Esse monstro tem que pagar pelo que fez.. sr Nini satar . so quem tem um.coracao nobre consegue perdoar. . Muita força

  9. fisalina disse:

    Quando um filho morre mesmo se era malfeitor os pais sentem pela perda. diz-se que mocambicanos sao solidarios nos momentos tristes onde esta a nossa solidariedade meus senhores ? obrigado Nini pela aula de sapiencia.

  10. FRELIMO disse:

    é assim como se paga as divida ate pode nao ir mais no parlamento para responder acerca das dividas afinal depois de tantos assassinatos feitos pelo guebuza quando é o contrario doi alias A VALENTINA NÃO MORREU MAS SIM ESTA DO0RMIR OU VIAJOU PARA ESTADOS UNIDOS VOLTA DAQUI A DOIS DIAS,so lembrar que isso que guebuza esta sentir é o mesmo que sente a populacao com as dividas feito por ele, com a subida dos custos.

  11. GUEBUZA disse:

    Armando Guebuza. Considero isto de má-fé. e tu tem fé?

  12. Ina ilaihi wa ina ilaihi rajiun

  13. James khumba disse:

    Officialmente isso nao pode ser obigatório.
    Sente quem sente.
    Nao sente quem nao quer.
    Valentina nao é a primeira pessoa a morrer neste país. Mas você nunca ter reagido assim…!!! So porque ela é empresaria por isso!!!????? Deixem de lamber as botas ; deixem pessoas em paz. Se quiserem unir mozambicanos unem pela paz e democracy nao esses asuntos…esses sao assuntos privados….Embora sermos todos Mozambicanos but i don’t think we are a Guebuzas family. Please stop envolve everyone on that…

  14. ninja disse:

    esse nini e um cu

  15. Maria Francisca disse:

    Quando existe um assasinato e’ sempre mostrado o corpo da vitima ou por outra informa-se onde foi levado o corpo e o medico que atendeu a vitima ‘e entrevisado para contar os promenores.
    Quem dos mocambicanos me sabe dizer se viu o corpo da tal VALENTINA? quem foi ao velorio e viu o corpo sem vida a ser velado? ho, enganem outros, sr Nine, porque que os mocambicanos haveriam de sentir a morte da tal VALENTINA? do seu irmao Taiobe quem sentiu? da maneira como o nosso pais esta andar, achas mesmos que os mocambicanos tem tempo para sentir a dor da perda da filha dum sujeito que levou o pais a afondar? valha me Deus, sera que a tal VALENTINA morreu mesmo? Sr Nini, podera exibir nos orgaos de informacao a foto do corpo da tal VALENTINA? chega de fazer o povo de parvo, porque ningue aqui e’ parvo e muito menos burro.
    Todos nos costeamos os nossos estudos com grande sacrificios para obtemos a ciencia, enquanto que os filhos dessa gentalha tem tudo de bom e do melhor a custa do povo sofrido.

  16. zuide maluleque disse:

    Nini Satar, não tenho muitos a dizer…. não conhecia a jovem empresaria. sinto muito! ninguém gostaria de perder a vida tão jovem como ela, vida luxuosa!
    quanto a perca do pai, vou ser sério contigo não tenho nada a sentir, por me nele tinha que ser o mais pior que isto…
    sem contar com as dívidas provocadas pelo pai mas sim as suas palavras que proferiu na entrevista em EUA, quando iniciavam as matança de muxungue, falo de filhas sobrinhas tias vovôs de muitas famílias que perderam as suas vidas sem culpa, ele (Guebuza) simplesmente disse: estamos em paz. ele agora também está em PAZ.

    • Carro Nini satar…. hoje o sr diz que temos de ser unidos e prestar os sentimentos a familia em lutada, claro que todos somos humanos e sentimos quandos perdemos alguem tao proximo de nos…. existem relatos que indicam que a suposta morte da valentina foi uma farca…imaginemos que possa verdade ? concluo eu que a pessoa que voce quer que o demos as condolencias nao tem o minimo de escrupulos agindo dessejeito como seu povo que em dois mandatos o confiou apesarde nao ter atingido aquilo que seri a sua meta cumprir com os prometidos…. a sisterna que explodiu na provincia de tete em chapindzira, matou dezenas de pessoas incluindo criancas,mulheres e idosos… nao te perguntas oque as criancas, as mulheres e os idosos estavao a faser por la? claro uma explicacao simples e procurar pea melhor cndicao de vida, condicao essa que a divida oculta nao deixa o povo mocambicano em paz. emquanto o povo se preucupa oque comer Guebuza e familia estao nu bem bom,,,, claro nao temos direito de julgar ninguem mas nao iremos tolerar algo igual…. as pessoas que morreram na explosao da sisterna em chapindzira tambem eram, amigos, familia, pai, mae, irmao todo aquilo que o sr sitou. Alguem tambem salientou dizendo o seguinte ” o jornalista Caorlos Cardoso tambem tinha familia, amigos e muito mais ” alem disso era inocente. claro foste preso sem provas mas nao quer diser que isso te inocenta…. as cartas escritas por ti sao apreciaveis e concordadas mas esta recente nota sua nao.
      o meu pai dizia sempre o pai e quem cuida de sua familia os irmaos mais velhos cuidam dos mais novos… eu esperava ver algum dedo da valentina ou mesmo da familia Guebuza fasendo um gesto para o povo mocambicano que sofreu do trage acidente que ocorreum em Tete chapindzira…. tu dzes isso porque e filha de um ex estadista, se foce um ze ninguem acredito que nao te importaria alegarias que nao e teu familiar, assim como ela nao e demuitos.

      Delson Joaquim Francisco Meque disse:

      “Obrigado Meu caro Empresario Nini Satar pela aula de sapiencia para os meus manos moçambicanos, uma coisa nao tem nada haver com a outra”… por pensar que vc sempre tem razao disse isso.

      frenamo disse:

      “concordo contigo Nini, infelismente nao pensou do mesmo jeito a anos atras quando patrocinou a morte do Sr Carlos Cardoso que tambem era Pai, Esposo, Amigo, Filho etc….
      agora começo a acreditar que a Cadeia alem de transformar pessoas em Monstro, faz tambem o invero.” assino embaixo com oque ele disse.

      wapinhera disse:

      “kkkkkkkk do jeito como esta declaração foi dita pelo ilustre, parece-me que os que estão a morrer em gorongosa são animais.
      o que esta a matar la è arma, meu caro admirador, Deus è pais não è filho e a justiça è certa.
      minhas condolencias a familia”.. ele ate deu gargalhada nao por que gostou mas sim pelo que Nini Satar disse.

      Felicio Eduardo Mourão disse:

      “Não fica bem assim!
      Além de festejarem, deveriam estar de luto!
      Concordo com o comentário do Nini Satar”….nao ficou de luto com centens de mocambicanos mortos vai estar de luto uma so? poruqe ela era oque e ou e oque e?

      So posso terminar dizendo o povo tem direito de falar oque pensa e se alguem e contra isso nao sente o inferno que o pais esta desde o mandato do Guebuza.

      Meus cordiais saudacoes .

  17. Fidel disse:

    Valeu pena por morer valentina, porque vai servir d licao, pra outras

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: