POLÍTICA

Nini Satar manda Recado ao Governo Moçambicano

O empresário moçambicano Momade Assife Abdul Satar, popularmente conhecido por Nini Satar, mandou um recado ao Governo moçambicano sobre o pagamento de cento e cinquenta e seis Milhões de “Obamas” à empresa Startimes.

Veja o artigo: Governo paga 156 Milhões de Dólares à STARTIMES

O jovem empresário que se encontra no Reino Unido, disse estar triste e decepcionado com o governo, numa altura em que Moçambique encontra-se mergulhado na pior Crise económica da História, o governo resolve investir em algo que não tem primordial para os Moçambicanos.

“Escrevo este post em hora de muita dor e comoção. Em Moçambique falta o básico: água, sal, açúcar. Não existem escolas e nem hospitais para todos. A pobreza é extrema e atinge mais da metade da população. Aliado a isto, temos as dívidas escondidas provocadas por nomes conhecidos do então Governo.

Não há dinheiro. Não se sabe ao certo se efectivamente todos os funcionários públicos terão os seus salários em Dezembro. É um desastre total. E zás, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público para os moçambicanos verem 156 milhões de dólares a serem gastos na Migração Digital.

Muitos moçambicanos morrem por falta de comida e de um sistema de saúde adequado. Nenhum deles morre (ou morreria) por não ver televisão ou ouvir rádio. O país está numa situação delicada em que falta quase tudo. E “deitamos” fora o dinheiro com Migração Digital?

A Migração Digital é necessária, sim. Mas peca no timing. A esta altura precisamos desse mesmo dinheiro para importarmos arroz, feijões, óleo, açúcar e tantos outros produtos que assegurem que a esmagadora maioria do povo moçambicano sobreviva até 2019 pelo menos para poder votar.

Eu, sinceramente, estou desagradado com esta notícia. E ainda há mais: anteriormente o mesmo negócio da Migração Digital foi adjudicada de forma directa à Startimes que, por sua vez, não conseguiu honrar com os compromissos. E nessa altura estavam envolvidos cerca de 300 milhões de dólares.

Devido ao incumprimento do contrato, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público. E a vencedora é…STarTimes. A mesma empresa que com um orçamento robusto não conseguiu nada. Será desta vez?

E a mim não me convence a explicação do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique de que a StarTimes venceu o concurso de forma transparente. Meus caros, estamos num país em que a promiscuidade até parece já ter sido legislada.

A StarTimes tem capitais chineses e moçambicanos. Está lá a Valentina Guebuza, filha do então Presidente da República, Armando Guebuza. A Focus 21, holding da família Guebuza que detém os 15 por cento da StarTimes foi constituída em Maputo a 17 de Junho de 2010. Ou seja, a empresa foi constituída no mesmo dia na China o Governo moçambicano discutia a viabilização da Migração Digital. Coincidência? Duvido…

A StarTimes nasceu já sabendo que seria ela, só ela, à frente do negócio da Migração Digital. E os moçambicanos estão a ser imbecilizados. Estão a ser empobrecidos. É como se os sucessivos Governos da Frelimo tivessem como objectivo acabar com o povo moçambicano.

Ora são dívidas ocultas, tensão político-militar, corrupção desenfreada, compadrio. E tudo isto beneficia a nnomenclatura política. O povo…sempre povo: hipotético patrão de um empregado que vive no luxo alheio ao drama da falta de quase tudo que aflige o seu patrão. E tufa: lá vão os 156 milhões de dólares encher o bolso de quem já tem tudo!!!!”, escreveu Nini Satar.

Nini Satar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 Comentários

  1. Amido Mussa disse:

    Boss Nini Satar, obrigado Por se preocupar com o povo moçambicano. Nós somos escravos do Governo, a escravatura ficou com o Governo. E não so Dezembro que corre risco de nao ter salarios, Janeiro e o decimo terceiro tambem. Este é o pior Governo de sempre da historia daPEROLA de EMATUM (Moçambique).

  2. Aniceto disse:

    O meu paiz esta atravessando momentos dificeis, onde os mocambicanos vivem de incertesa, parece estarmos num governo que os dirigentes ve o poder como saida para riquesa e nao uma arma para combater a pobresa. Chegamos a diser vale apena o tempo do Guebuza do que o actual parece nao sabe tomar decisoes

  3. Jaime Jossias Sigauque disse:

    De facto a prioridade seria de alimentacao , saude para todos

  4. Sim. Esse governo tem de parar com isso o país ta em crise e eles alem de minimizar a divida investem em algo que não nós faz ganhar nada

  5. ilustre zualo disse:

    esse nosso governo tá uma merda isto precisa duma boa vassoura pra tal tá cheio de curruptos e inegligentes no tal partido em poder isto está mal

  6. Moçambique, um sonho lindo que se tornou pesadelo.

  7. Helena disse:

    Efectivamente o presidente continua o sr.Guebuza

  8. Luda Djate disse:

    È assim, o nosso governo nao esta nem ai para o povo. A quantos anos estamos a combater a pobreza absoluta?
    Se nao conseguimos combater essa pobreza ate hoje, sera que è com essa crise que vamos conseguir? Não…
    Esse pais esta cada vez mais distande de nos….
    Muita coisa aconteçe, mais o governo so sabe escovar escovar e escovar o povo, e sempre sera assim, e o povo so pode aceitar…
    Esses nossos politicos so estao para encher os seus bolsos e mais nada…. Se o nosso pais fosse como um desses que ha justiça, ja teriam encontrado o responsavel pela Divída, e ja sei responsabilizado por isso……

  9. AGE disse:

    Obrigado meu Nini; eu acho ser muito correcto. Mas força e mais critica aceito.

  10. Eva disse:

    É demais o que acontece no nosso Moçambique. Nini está certo

  11. Rohil Roya disse:

    Bem o disse Nini.
    Mas na minha óptica deviam logo oficializar a corrupção em Moz. Este país é sempre dirigido por piores corruptos.Eles não pensam nem se quer um pouco no povo, mas sim em riquezas pessoais. Que voltasse ao poder vovô chissano. Este sim pensava no povo

  12. Jose Mazuze disse:

    OBRIGADO Nini Satar… ESTOU A FICAR SEU FA.

  13. Maria Francisca disse:

    Bem dito Nini, Este nosso belo Mocambique precisa de Socorro, precisa sim de pessoas corajosas para tirar o partido Frelimo do poder.
    Chega dessa gentalha ambiciosa e egoista que pensam apenas em encher os seus bolsos e o povo que se dane, o povo so serve para votar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: