POLÍTICA

Governo moçambicano diz que está sem dinheiro para pagar a Dívida “Oculta”

O Governo moçambicano avançou aos credores da sua dívida externa que está sem capacidade de pagamento em 2017 e pediu uma solução urgente, alertando que o adiamento das negociações pode prejudicar todos os interessados.

“A deterioração da situação macroeconómica e fiscal em Moçambique deixa o Governo sem capacidade de fazer pagamentos a credores comerciais externos em 2017 e muito pouca capacidade de fazer pagamentos até 2022, mesmo num cenário otimista”, disse o Ministério da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

O Governo de Moçambique assumiu, a 25 de outubro passado, incapacidade financeira para pagar as próximas prestações dos seus encargos com os credores, defendendo uma reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O pedido de reestruturação diz respeito aos encargos da estatal Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), uma das beneficiadas pelo escândalo das dívidas escondidas e que já tinha sido alvo de uma conversão, há sete meses, dos seus encargos em títulos da dívida moçambicana, no valor de 727 milhões de dólares (652 milhões de euros).

Em resposta, um grupo de credores, representando a maioria dos detentores da dívida de Moçambique, avisou que não tenciona aceitar a reestruturação dos pagamentos, pelo menos até ao fim de uma auditoria internacional independente, que tem um prazo de 90 dias.

Na declaração, com data de segunda-feira, o Governo moçambicano começava por dizer que regista a constituição na semana passada do grupo de titulares da dívida e refere que o reatamento da ajuda do FMI é uma “peça essencial” para reequilibrar as contas públicas e recuperar a confiança de outros parceiros externos e investidores estrangeiros.

Fonte: Lusa

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários

  1. O governo tinha que se distanciar deste malabarismo dai estaria livre de tudo!ja que esta a encubar os culpados nao pode entregar o povo como escravo do cometido…

  2. Como podemos sobreviver nesse caso. Pur ex: no meo distrito ja está se passou 3mese sem salário isso será que é bom, governo veja o oqui fazem neste situação, vamos comer o que??? Ne si quero ninguém dos funcionários qui tem algo, jeao oqui vocês podem faser estamos mal, se nao ha salário pra os funcionário s é bom diser pra eles estarem em casa nao trabalharem no ano qui governo vai ter salário podem solicitarem de novo exlencia posso me a Resposta.

  3. Eddy Mexer disse:

    Dzem estar sem capacidade pra pagar a divida. O principal problema é de ñ mostrar o culpado, isto ira se repetir, pois o presidente no mandato ñ aceitara pagar as dividas d outro e sair sem nada.
    Nos tambm funcionarios temos culpa de aceitar tudo.

  4. Mais pk k esse governo nos tracta assim ??? É um bando de parasitas

  5. mabululu disse:

    se ñ o têm, que responsabilizem o respetivo autor

    • Antonio Rurane disse:

      Enquanto a Justica temer a Politica nao havera souco a vista, dura lex ceder lex, que se ataque todo o patrimonio dos autores para se libertar o povo, um grupinho na boa e indiferente enquanto os 23 milhoes de mocmbicanos no sufoco mesmo se empenhando do trabalho…..so em Moc, pessoal que acoredemos,,ja nao da,,,,

  6. Mauro Belém disse:

    está muito difícil… cada dia uma nova história até quando vamos com isso

  7. Mauro Belém disse:

    isso ja eata muito difícil… nao podemos continuar assim cada dia com uma nova versão o pó o sai em uma enorme desvantagem que não sabe a quem recorrer…

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: