Medicamentos roubados pela Renamo em Morrumbala e Mopeia, são avaliados em doze milhões de meticais
Em contacto com a Rádio Moçambique (RM), o director provincial da Saúde da Zambézia, Ideat Cassimo, avançou que os medicamentos roubados pelos homens armados da Renamo nas unidades sanitárias de Morrumbala e Mopeia, são avaliados em doze milhões de meticais.
Cassimo explicou que os medicamentos que frequentemente são roubados pela Renamo são anti-bióticos orais e injectáveis, analgésicos como paracetamol e Iboprofeno.
“Felizmente nós tínhamos um stock ao nível do depósito distrital, imediatamente, no mesmo dia, a equipa distrital disponibilizou esses medicamentos nos sectores onde foram roubados e o atendimento está garantido; existem medicamentos essenciais para tratar as infecções” , disse o director
Importa referir, que no mês passado, os comandados por Afonso Dhlakama protagonizaram ataques aos distritos de Mopeia e Morrumbala, tendo resultado na vandalização das unidades sanitárias e saque de medicamentos.
Segundo avançou a RM, além de medicamentos, aos homens ramados roubaram redes mosquiteiras e lençóis nas enfermarias.
complicated situation
Se os barcos parados da Ematum custaram 2 biliões de dólares, porquê os medicamentos de Morrumbala e Mopeia não custariam 12 mlilhões (biliões) de meticais?