POLÍTICA

ÚLTIMA HORA: Joaquim Chissano vence Prémio Norte-Sul 2015 do Conselho da Europa

O antigo chefe do estado moçambicano Joaquim Alberto Chissano e a ativista grega Lora Pappa, venceram o Prémio Norte-Sul 2015 do Conselho da Europa.

O prémio é atribuído anualmente a duas personalidades, uma oriunda do Norte e outra do Sul, “que se destacaram no plano internacional pela sua ação em prol da defesa dos direitos humanos e da democracia, contribuindo para um mundo mais interdependente e solidário”, divulgou hoje o Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa, com sede em Lisboa.

De acordo com o organismo, Joaquim Chissano, Presidente de Moçambique entre 1986 e 2005, “é reconhecido pelo seu contributo para o reforço democrático em África e o seu envolvimento na procura da resolução pacífica de conflitos em diferentes zonas do continente, nomeadamente na sua qualidade de enviado especial da Organização das Nações Unidas”.

Chissano é o rosto de “um conjunto de mudanças socioeconômicas que transformaram Moçambique e é responsável pela primeira Constituição do país, datada de 1990”, além de pertencer aos Conselhos Consultivos de diversas organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas.

Já Lora Pappa, fundadora da organização não-governamental METAdrasi é reconhecida pelo seu “trabalho no apoio e encaminhamento de migrantes e refugiados, sobretudo aos grupos mais vulneráveis como as crianças e menores não acompanhados”, refere o Centro Norte-Sul.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários

  1. Victor Buque disse:

    Parabens Suaexcelencia camarada presidente JAChissano.

  2. Parabéns sua excelência

  3. Luís Comissário disse:

    Grande Homem, parabéns sua Excia, continua assim.

  4. Abilio Fondo disse:

    Quem sabe sabe e merece. isso orgulha nos como moçambicanos

  5. Ismael disse:

    Parabens sua excelecia, Moçambique precisa desses bons exemplos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: