POLÍTICA

Unay Cambuma diz que “Alberto Chipande foi baleado ao tentar atirar contra Nyusi”

O polêmico Unay Cambuma voltou a agitar as redes sociais com uma publicação bombástica. O homem que publica as baixas das Forças de Defesa e Segurança nos confrontos com os Homens Armados da Renamo na maior Rede Social do Mundo, disse ter sido fornecido informação ultra secreta com um membro sênior da Frelimo, dando conta que o Camarada Chipande foi baleado com segurança do presidente da República de Moçambique, quando este tentava atirar contra o chefe de Estado.

Segundo Unay Cambuma, após o baleamento, o homem que disparou o primeiro tiro para o inicio da Luta armada para a libertação de Moçambique, teve que ser levada com urgência a vizinha África de Sul.

Confira o post completo de Unay Cambuma (Este post foi retirado diretamente do facebook de Unay Cambuma. O mesmo não sofreu qualquer tipo de alteração)

Tudo começou quando os generais e outros oficiais das FDS secretamente se reuniram com Filipe Nyusi na qualidade de comandante-chefe relatando lhe as ocorrências militares reais no campo das batalha na actual guerra contra a Renamo sobretudo as terríveis baixas humanas infligidas pelas perdizes e deserções em massa e fraca moral combativa dos remanescentes das tropas.

E nesta reunião, como forma de evitar o pior e posterior vergonha, conclui se que devia se oficialmente convidar e reunir o conselho de defesa e segurança de modo e se delinear algum Plano que consiste a forma viável para uma negociação com o líder da Renamo no sentido de se por fim as confrontações militares e que o governo faria a cedência a Renamo para governação das 6 províncias em troca da paz.
Acontece que a partir da primeira reunião secreta entre Nhyusi e o generalato e oficiais das FDS tanto a segunda com o conselho de DS Defesa e a Seguranca) foi a revelia do partido Frelimo e seus graúdos “dinossauros fossilizados”, pois considerava se como um dossier do Estado e “governo”.

Depois que a ala radical da Frelimo tomou conhecimento do Plano dos generais e consentido por Nyusi, sem a previa consulta aos “donos” do partido da maçaroca, eis que eles tambem se reuniram de emergem ia e apontando dedo a Chipande decidiram travar este Plano do Nhyusi e seus generais.

Eis o motivo que todos nós vimos no primeiro dia depois a comissão politica anunciando o seu desacordo com o conselho de DS.
Pouco depois, um Chipande desapontado e irritado solicita um encontro com Nhyusi no seu gabinete e, a familiaridade e amizade já existente entre ambos chegou ao seu fim naquele dia devido a uma acesa discussão. entre eles. Depois que Chipande percebeu que as palavras de um exaltado e nervoso Nhyusi tendiam a um rompimento familiar pois porque já la vai um ano e picos que não sente o sabor de sua governação devido a intromissão do “tio” Chipande e “ordens contrarias” do Guebuza, o Chipande, tambem super nervoso, preferiu também dar ponto final a carreira falhada e a vida de Nyusi, tendo sacado da pistola ja carregada que esta nas cintas mas oculta com a bainha inferior e comprida da sua camisa. Mas valeu apenas a flexibilidade e magistral intervenção do guarda costas de Filipe Nyusi ao disparar mais rápido contra o braco de Alberto Chipande quando este ainda levantava o ângulo para atirar contra o seu sobrinho Nyusi (lembre se que o Chipande fuzilou o próprio pai a queima roupa em frente de alguns familiares e madalas conhecidos da sua própria aldeia para ‘mostrar’ que Frelimo não está para brincadeiras).
Tendo sido atingido no braço logo a pistola do Chipande cai por terra e solta gritos de dor numa altura em que o Nyusi ainda encontrava se paralisado, gelado e fora de si devido ao susto e medo.
De seguida o Chipande foi imediatamente socorrido e secretamente fretada uma avioneta acredita se do empresário Rogério Manuel para o devido tratamento na Africa de sul onde se encontra ate ao momento. Esta e a razão da ausência do Chipande no parlamento nos últimos dias.
Fontes em nosso poder indicam que o guarda-costas passou por uma breve investigação e depois foi solto mas corre riscos de vida depois que o Chipande melhorar para exigir a cabeça deste “miúdo abusado” que teve o “atrevimento” “atrevimento” de dar um tiro o homem do primeiro tiro e um dos “donos” da Frelimo.
Depois dessas ocorrências e com o medo de Nhyusi ser corrompido pelos oficiais os radiais do partido Frelimo, reuniram se e decidiram fazer remodelações no ramo de Defesa e segurança que culminou com exoneração do Khalau visto como um dos generais participantes no encontro secreto com Nyusi e também apontado como tendo fracassado no combate contra homens armados da Renamo e consequente promoção do major general Jane, natural de Manica e formado na ex-união soviética, um duro e sanguinário comandante das ex- fplm da Frelimo que mandou a morte muitos militares. Escolheram Jane por ser um militar sem escrúpulos e muito duro e capaz de orientar as duas parte tanto a policia como o exercito. Para além de Khalau, outros graúdos que naquela reunião admitiram com franqueza a impossibilidade de vencer militarmente a Renamo e que e imperiosa uma negociam também vao cair um deles sera o general Graca Chongo.
As fontes também nos afiançaram sobre a grande agonia e futuro incerto no seio da Frelimo, uma Grande desordem. Digamos que os camaradas estão em debandada.
– Através de uma fonte sénior da Frelimo

Fonte: Unay Cambuma

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários

  1. Baptista Magaia disse:

    Gotso sempre das vossas publicacoes, por isso vos peco para que me mandassem por email e FB basta apena escrever meu nome na fb

  2. Boa informacao para homens informados, estejamos a par da marcha do nosso Pais.
    Sempre eu dizia e digo que a Historia mal contada e os problemas mal resolvidos do passado da Frelimo, fazem refem o nosso presente!!!!!

  3. Muito triste o que ta se a viver em Moz disse:

    Informacao interessante

  4. Birdman disse:

    gostaria dereceber todos bifes desses camaradas nojentos

  5. florinda celestina disse:

    esses querem mandar, tudo e a todos mesmo depois de deixarem o poder pensam que o pais e deles.

  6. Alberto Francisco Ajonda disse:

    Bom alimento.

  7. samuel Alberto Manjate disse:

    E triste. Se de facto ele fez isso e de lamentar. Coragem de matar e querer controlar os outros? A partir desse momento comecamos a ter medo duma pessoa desse caracter a ser verdade. Para mim eles tem dinheiro mais que suficiente para viverem ate a morte incluindo os seus netos. Penso que e tempo de dar lugar a juventude.

  8. Jerson da Bia disse:

    A situacao nao esta nada Boa. Pena do meu povo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: