POLÍTICA

Governo e Renamo vão negociar retorno às aulas em Morrumbala

O governo ao nível da província da Zambézia, mas concretamente no Distrito de Morrumbala pretende reunir-se nos próximos dias com a liderança local da Renamo, na localidade de Sabe, a fim de encontrar uma saída para a reabertura das aulas interrompidas desde Outubro do ano passado devido aos confrontos entre os homens armados do maior partido da oposição e as Forças Governamentais.
O administrador daquele canto do país, Pedro Sapange, disse à Imprensa na sexta-feira última em Quelimane, que o encontro poderá acontecer antes da abertura oficial do presente ano lectivo, marcado para 5 de Fevereiro próximo.

Pedro Sapange referiu que os funcionários do Centro de Saúde local continuam a trabalhar. Todos os dias, segundo o administrador de Morrumbala, estes vão a Sabe e ao fim do dia regressam à vila. “Pensamos também que os professores podem fazer o mesmo para garantir que as crianças estudem. Estamos preocupados porque o ano escolar vai começar”, disse Sapange citado pelo Notícias.
Segundo avançou a Rádio Moçambique, a tensão político-militar pode deixar mais de nove mil alunos do Ensino Primário sem estudar este ano.

Importa referir que os alunos não tiveram a oportunidade de fazer o exame escolar devido ao recrudescimento dos confrontos militares entre o Exército governamental e os homens armados da Renamo.

Para a Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano na Zambézia, as aulas só poderão ser retomadas quando a segurança for restabelecida, porque nas actuais condições nem os alunos nem os professores e muito menos os pais e encarregados de educação podem permanecer em Sabe.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. A renamo nao existe para ajudar a desenvolver o pais mas sim a retroceder, como se justifica um partido ou movimento que almeja um dia chegar ao poder se conforta vendo milhares de crianças em todo pais sem estudar? Renamo é simbolo do mal e de satana em MZ

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.