POLÍTICA SOCIEDADE

Com 91 anos de idade, Robert Mugabe vai se recandidatar às presidenciais de 2018

Robert Mugabe obteve o apoio do seu partido para se recandidatar às presidenciais de 2018. A decisão foi tomada este fim de semana, durante o congresso da União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF) mas, tendo em conta os claros sinais de fragilidade física e mental, coloca-se inevitavelmente a questão de quem irá suceder ao homem que nos últimos 35 anos esteve à frente dos destinos do país.

Atualmente com 91 anos, Mugabe desequilibrou-se duas vezes em recentes eventos públicos e, em setembro, ao ler um discurso no Parlamento, não pareceu se ter dado conta de que estava a repetir a intervenção que fizera no mês anterior. Há sinais de que poderá estar a preparar-se para manter o poder na posse da sua família.

A sua mulher, Grace, de 50 anos, foi nomeada líder da secção feminina do partido no ano passado e levou a cabo uma insidiosa campanha que afastou a vice-presidente e possível sucessora Joice Mujuru. No congresso anual do partido, que decorreu este fim de semana em Victoria Falls, a secção feminina conseguiu que fosse aprovada uma quota que estipula que um dos vices de Mugabe seja uma mulher, podendo obviamente o cargo vir a ser ocupado por Grace, colocando-a numa posição privilegiada para uma posterior sucessão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.