AR chumba projecto da RENAMO que visava investigar a Empresa Moçambicana do Atum (EMATUM)
A Assembleia da República (AR) chumbou na terça-feira passada a criação de uma comissão para investigar a Empresa Moçambicana do Atum (EMATUM), um projecto submetido pela bancada parlamentar da Renamo, o maior partido da oposição no país.
Criada em meados de 2013, a EMATUM acabou gerando muita polémica quando veio a tona que quando o Governo moçambicano actuou como avalista de um empréstimo de 850 milhões de dólares (760 milhões de euros) para o financiamento da frota atuneira, junto de um sindicato bancário composto pelo Crédit Suisse International e pelo VTB Capital Bank.
O empréstimo foi para comprar 24 barcos de pesca e seis navios de protecção costeira de um estaleiro naval na cidade francesa de Cherbourg.
Na ocasião, a imprensa francesa avançou que o custo dos barcos era de cerca de 230 milhões de dólares.
O caso foi alvo de críticas provenientes dos partidos da oposição, na sequência de notícias veiculadas nos órgãos de informação sobre alegadas irregularidades na constituição, financiamento e funcionamento daquela Empresa.
No entanto, a AR chumbou a criação da comissão, tendo 133 deputados votados contra e 73 a favor.
Seja o primeiro a comentar!