António Muchanga acusa a Frelimo de estar a aliciar os membros da Renamo
O polémico deputado e porta-voz da Renamo, António Muchanga, proferiu esses pronunciamento no programa Resenha Semanal da TV Miramar.
Muchanga, concordou com a ideia de que o impasse nas negociações no Joaquim Chissano só pode ser desbloqueado com o encontro entre o líder da “perdiz” e o Presidente da República, Filipe Nyusi.
“Tendo em conta a experiência que nos trouxe o acordo geral de Paz (AGP), onde o presidente Chissano e Afonso Dhlakama se encontravam e flexibilizavam algumas questões”, disse António Muchanga.
O porta-voz da Renamo acusou a Frelimo de estar a instruir os mediadores do diálogo político que tem vindo a decorrer no Centro de Conferencia Joaquim Chissano.
“Lamentavelmente, o presidente Chissano veio mais tarde nos dizer que algumas coisas que os mediadores faziam ele é que escrevia e lhes entregava, num gesto de demostrar que parte daquilo que os mediadores podem fazer, pode ser encomenda de alguém da Frelimo, visto que o Nyusi é continuidade e o ideal é o mesmo”, acrescentou o António Muchanga.
O deputado da Renamo foi mais longe, afirmando que a Frelimo tem estado a aliciar os membros da Renamo.
Muchanga citou o exemplo dos dois ex-guerrilheiros da Renamo que muito recentemente se filiaram as FDS. O mesmo alegou que isso pode vir a comprometer as negociações.
“Mas eu penso que deve haver um encontro entre o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama e o chefe do estado, Filipe Nyusi, para dinâmica das conversações, mas deve haver também seriedade, não se pode negociar um processo político a jogar cartadas sujas como estas que a Frelimo está jogar.
Como por exemplo essa vergonha de nomear pessoas que são da Renamo. Aquilo só vai azedar, vai criar mais problemas, por que aquilo demostra claramente qual é a verdadeira face da Frelimo”, sentenciou Muchanga.
não queremos guerra em moz,porque não trás alegria………apenas sofrimento ao povo.
Nós queremos a paz em Moçambique