Xenofobia: Jacob Zuma diz que os líderes africanos devem assumir parte da culpa
“Não nos culpem: O Presidente Sul Africano, Jacob Zuma, disse que os líderes africanos devem assumir parte da culpa devido ao afluxo de estrangeiros na África do Sul”
Isto foi o que o presidente Jacob Zuma disse a milhares de pessoas que se fizeram presente nas celebrações do Dia da Liberdade em Union Buildings, Pretoria.
Zuma foi mais longe afirmando que a África do Sul só foi culpada pelos ataques contra cidadãos Sul Africanos, mas contra os estrangeiros a disputa surgiu devido ao trabalho, disputa essa que teve a sua gênesis em KwaZulu-Natal e que posteriormente se espalhou para Gauteng.
“Por mais que tenhamos um problema, os países vizinhos contribuem para isso. Não é sábio criticar a África do Sul como se nós maltratássemos cidadãos estrangeiros”, disse Jacob Zuma.
Pelo menos sete pessoas morreram no mais recente surto de violência xenófoba, entre elas um menino Sul-Africano de 14 anos idade. Cerca de 2.000 estrangeiros tiveram que ser retirados das suas residências e actualmente estão a viver em campos improvisados em KwaZulu-Natal e Gauteng.
“Toda a gente critica a África do Sul como se nós fabricássemos problemas”. Deveriam perguntar o que fez com que os cidadãos estrangeiros migrassem para a África do Sul” sentenciou Jacob Zuma.
Seja o primeiro a comentar!