Governo procura 297 milhões para reconstruir o que se destruiu nas cheias
O Governo de Moçambique está a mobilizar 297 milhões de dólares para atender à reconstrução das infraestruturas destruídas pelas enxurradas que afetaram o país no início do ano. As províncias que mais sofreram com as enchentes, foram as da zonas centro e norte do país.
Com vista a viabilizar a reconstrução, segundo a Vice-Ministra da sessão de ontem, Ana Gomoane, os recursos estão a ser mobilizados junto de parceiros de cooperação, dentre os quais o Banco Mundial.
Dos 297 milhões de dólares norte-americanos necessários para o efeito, o governo já garantiu 48,5 milhões.
Segundo avançou o portal “NOTÍCIA” o orçamento global, os 30 milhões destinados à reabilitação das linhas-férreas deverão ser assegurados por INVESTIMENTO privado, enquanto 7.5 milhões pelo Orçamento do Estado.
A mesma fonte garantiu que ontem o Conselho de Ministros apreciou a informação sobre a violência xenófoba na África do Sul, da qual há registo de pelo menos 200 moçambicanos afectados e que estão nos centros de acomodação temporários criados na região de Durban, 100 já manifestaram a intenção de regressar.
A Embaixada de Moçambique na RAS está a procurar operacionalizar o processo de regresso dos que assim desejam, cujo processo deverá acontecer a qualquer momento. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, deu conta que na região de Durban existem pelo menos 22 mil moçambicanos, dos quais 6600 estão registados.
Refira-se que os executivos da província da Zambézia garantiram na semana finda que precisavam de 400 milhões de dólares para reconstruir toda as infraestruturas destruídas pelas enxurradas.
Seja o primeiro a comentar!