POLÍTICA

Reino Unido disparou míssil contra EUA por engano

O governo britânico está sendo acusado de ter escondido um teste nuclear falhado, no ano passado (2016), por uma fonte anónima da Marinha, avançou o The Sunday Times.

A fonte citada acima, assegurou que um alto responsável da Marinha britânica, sob anonimato, revelou que o teste de um míssil nuclear Trident II D5 não armado “sofreu uma falha grave” ao largo da Florida, em junho.

“A causa permanece ‘top secret’ (…), mas o míssil terá sido desviado da sua trajetória, dirigindo-se aos Estados Unidos após o lançamento a partir do HMS Vengeance, um dos quatro submarinos nucleares britânicos”, diz a fonte anónima, citado pelo jornal.

“O fracasso desastroso do nosso primeiro teste nuclear em quatro anos trouxe um vento de pânico ao mais alto nível governamental e militar”, acrescentou a mesma fonte, salientando que o governo britânico optou por “esconder” o incidente porque era sabido “como a informação seria prejudicial para a credibilidade da força de dissuasão nuclear se fosse do conhecimento público”.

“É um erro verdadeiramente catastrófico quando um míssil se dirige para a direção errada”, afirmou hoje o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, antigo militante anti-nuclear.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: