POLÍTICA

“Faria o mesmo hoje em relação às dívidas ocultas” diz Armando Guebuza

O antigo Chefe do Estado moçambicano Armando Guebuza, disse à Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia da República que o seu Governo faria o mesmo hoje da mesma forma no aval às dívidas ocultas, no valor de 2,2 mil milhões de dólares, avançou a Agência Lusa.

“Qualquer governo responsável, nessas condições, acredito que agiria como nós o fizemos, e, se tivéssemos que estar nas mesmas condições e para tomar as mesmas decisões, considerando o circunstancialismo descrito naquele momento, nós faríamos justamente da mesma maneira hoje, em defesa da pátria amada e do maravilhoso povo moçambicano”, disse Armando Guebuza, perante os deputados que integram a comissão.

Guebuza disse que a contratação dos empréstimos foi feita de forma sigilosa em função de informação classificada na posse das Forças de Defesa e Segurança, sobretudo os Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).

O antigo chefe do Estado Moçambicano disse ainda que com os ataques dos Homens Armados da Renamo , era necessário assegurar a paz, estabilidade e defesa da soberania e integridade nacionais.

Armando Guebuza lembrou perante os deputados da CPI o seu passado histórico de nacionalista contra a dominação colonial portuguesa, assinalando ter sido preso pela PIDE.

“Muito novo abandonei a família para me juntar à Frelimo em Dar-es-Salam. A caminho, fui preso, devolvido ao país e enviado à cadeia a mando da temível PIDE. Depois de sair, de novo fugi, para me juntar à Frelimo, para combater e libertar a pátria. É pela pátria e com o mesmo sentido de pátria que hoje vivo”, disse Armando Guebuza.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

51 Comentários

  1. Amido Mussa disse:

    Sr. Traidor! Foi preso quando ias se juntar na Frelimo em Dar es salam. Com todo rancor da Frelimo por não impedir a sua captura, contraiu a dívida oculta em nome da Frelimo/Estado. Ficas a saber que agiu com má fé pelos seus co-cidadãos, ha pessoas que são presos inocentemente mas não se vinga.

  2. jorge basilio disse:

    “Qualquer governo responsável, nessas condições, acredito que agiria como nós o fizemos, e, se tivéssemos que estar nas mesmas condições e para tomar as mesmas decisões, considerando o circunstancialismo descrito naquele momento, nós faríamos justamente da mesma maneira hoje, em defesa da pátria amada e do maravilhoso povo moçambicano”,
    “Muito novo abandonei a família para me juntar à Frelimo em Dar-es-Salam. A caminho, fui preso, devolvido ao país e enviado à cadeia a mando da temível PIDE. Depois de sair, de novo fugi, para me juntar à Frelimo, para combater e libertar a pátria. É pela pátria e com o mesmo sentido de pátria que hoje vivo”, disse Armando Guebuza”
    – Estas palavras nao justificam nem em um pontinho as razoes para o endevidamento do pais.

    • BENDEI disse:

      de salientar que nao se trata de prisao mas sim do povo Mocambicano. isso retrata aquilo de pegar pexoas de mas intenxoes colocar a governar o pais.sendo assim peco vos que melhorem a foca forma de pensar levar esse pais ao desenvolvimento para TODOS.FAZEIS O BEM COMUM PARA NOSAS GERACOES VINDOURAS ESTAREM BEM NAO EM PRINCIPIOS DE GANACIAS

  3. Qit disse:

    Será que foi o único preso pela PIDE aqui em moçambique? O senhor é infeliz e arrogante demais.

  4. Abrao Mario disse:

    Eu cmo moçambicano espero que tudo volte a se normalizar, a paz muit mais é que me preocupa, vale apena morrer d fome ao em vez d morrer d arma.

  5. Armando disse:

    Sr tu es Ladrão por isso mesmo o presidente Samora te aponou como furtador do estado e ele foi claro “Nao deixem o poder com este ladrao vai roubar o estado e ja roubaou de verdade. justificacoes sem interresse e s pessoas que andou a matar (Giles Cistac) vai dizer oque Bandido.

  6. Helena disse:

    Inacreditável a cara de pau desse cidadão

  7. Armando disse:

    Sr tu es Ladrão por isso mesmo o presidente Samora te apontou como furtador do estado e ele foi claro “Nao deixem o poder com este ladrao vai roubar o estado e ja roubaou de verdade. justificacoes sem interresse e s pessoas que andou a matar (Giles Cistac) vai dizer oque Bandido.

    • Loice Chemane disse:

      O Homem ambicioso e capaz de vender a sua patria. Assim disse Samora pois ja o previa, por isso foi titulado Ministro sem pastas no Governo de Samora, pois ja demonstrava o seu caracter de Ladrao.

  8. Zezito Mainga disse:

    ” o justo nao se justifica” portanto ja dizia o nosso saudoso camarada presidente Samora Moises Machel que ” um ambicioso é capaz de tudo de vender a Patria so por seu interesse individual ” . Contraíu-se as dividas e até entao nao se sabe pra que fins o dinheiro foi usado. E povo continua sucumbido pela miséria. Há necessidade de mudanças no que concerne as politicas governativas. O povo precisa de eleger um presidente e um partido idónio capaz de satisfazer as necessidades do proprio povo que o elegeu. Obs.: trata-se apenas d’um ponto de vista.

  9. soares disse:

    É só admitir para que a FMI passar a nos confiar e desembolsar nos os fundos de modo a salvar a população moçambicana, viver nas províncias sai mais caro que viver na capital, srs camaradas, vamos ser ágil porque a demora um dia vamos ficar 100 povo para pagar imposto, o Estado vive graças a contribuição dos singulares, se pensarem que o facto das nossas contas estarem gordas é suficiente para a nação estamos equivocados, para isso manter precisamos sim do bem estar do povo, vamos mudar de mentaldade colonizada para uma mais dinâmoca e democratica,

  10. chaleka disse:

    Será que os que foram presos e mesmo assim lutaram pela pátria têm o direito de agir como o Sr. Guebuza agiu? O Sr. foi e é mais cruel que os da PIDE. Porquê?! Os da PIDE eram devidamente conhecidos pela sua missão e o Sr. em nome da missão traiu e vendeu a pátria. Ficou mais rico e diz que vendeu patos, afinal patos somos nós, o povo e nossa riqueza. Se Samora ressuscitasse, o Sr. evaporaria sozinho.Por favor, devolva o dinheiro roubado! Recorda quando dizia que a pabreza estava nas cabeças do povo?! Ladrão, Bandido, Traidor!

  11. Eddy Mexer disse:

    Filho da p* do cara* agra tx feliz em nus ver na miseria.

  12. Tomás José disse:

    Divida ou dívidas na braza!
    Antes do inicio da luta armada, a FRELIMO contraiu dívida para compra de armas; Depois da Independência, a FRELIMO contraiu divida para estabilizar a economia destruída pelo regime Português; depois de 26 anos de guerra entre a FRELIMO e a renano, a FRELIMO contraiu dividas para a reconstrução de Moçambique. Muita lição aprendida! País fragilizado com erupção no tecido social. “Nesse tempo k se aproxima a época das chuvas, muitos querem garantir o tecto da casa estar seguro, não pingar”. Não tendo dinheiro, pode fazer empréstimo para cobrir a casa senão, sua família estará nas varandas dos vizinhos k vão lhe considerar de faltar responsabilidade. Verdade, uma casa é diferente dum País com muitas necessidades dos cidadãos mas paremos e pensemos no positivo de contrair ou não dívida. Posso não apresentado bem o exemplo mas se eu fosse Presidente, também contraia dívida porque a renano e seus parceiros, querem a todo custo, lapidar sem benefício do cidadãos. Não há prefeitos no mundo!

  13. Cara sem vergonha. Teve até a coragem de dizer k fez pelo bem da pátria…bandido,malandro,ladrao. Nao existe nome pra designar exe malfeitor.

  14. Mário jalane disse:

    A dor da dívida nem todos sentem, os que sentem nem sabem como foi feita nem quem a contraiu nem para quê.

  15. Jamal disse:

    Sinto muito,afinal o sr fez isso cmo uma maneira de esqueceres uqui passaste nas celas em Nome da Frelimo? Ficas sabendo que vais pagar sim em seu nome a qualquer custo.
    Triste ouvir isso da sua boca!

  16. pereira disse:

    Uns dos problemas que leva este pais ao burraco sao s do genero para ao fim dizer foi pelo povo que teve a tal decisao, em vez de dizer que foi pelo egocentrismo por parte do mesmo. E uma vez que nao a ninguem que pode lhe rsponsabilizar dira ate de bica cheia as tais palavra

  17. Brucho disse:

    O problema de nós moçambicano é esse somos bons ao julgar criticar, mas nunca saimos para a rua reivindicar os nossos direitos esse homem devia tar na cadeia ou tinha que devolvêr tdo o valor e confiscar os bens

  18. Paizinho disse:

    esse senhor roubou dinheiro de povo. ele tem dinheiro para pagar essa divida. pork nao nao leva para matar esse bicho ate. nao tem nome para atribuir. é só matar se esta a matar o povo.

  19. José disse:

    Kkkk infelizmente assim vamos levando ei já me cansri de lamentar vou levando a vida normalmente

    • Bibi disse:

      E melhor comesar a procurar em deus ,eu acredit qe pra o senhor dormir em paz e preciso acalmantes .ningue faz oqe o senhor est fazend aind dorme em paz. Pai arrependa te emquant a tempo. Deus perdoa tud e todos .vais deixar maldicao sobre sua familia,procura ajuda em deus.

  20. Nelíto Machava disse:

    Sinto muito, para o senhor a justiça de vina por mais que tarda ela nao falta, com certeza o senhor irá pagar muitissimo caro pelas lagrímas deramadas pelo povo por causa da sua ambição redícula…e eu ne tenho palavras para descrever o senhor.

  21. jorge Reis joaquim disse:

    Na verdade nesse momento ninguém está afim de saber o seu passado mas sim o trabalho a ser feito pra sanar essa crise, estas palavras proferidas pelo antigo presidente não esclarecem nada do ponto da situação da dúvida…. onde é que se enquadram os ataques da Renamo na Ematum….etc… veja lá não somos burros

  22. Valdemar antonio sete disse:

    Isto é doloroso.

  23. Tembe disse:

    Esta dificil aceitar o erro, luta pelo bem do povo mocambicano, sera que neste momento o povo mocambicano esta vivendo o seu melhor tempo? so posso lamentar pelos derigentes que temos nos ultimos anos.

  24. jorge Reis joaquim disse:

    Este discurso não foi bem pensado….

  25. Lindinho disse:

    Colocou o pais na banca rota

  26. mano d-lex disse:

    esse sr não sabe uq diz, desesperado ele está

  27. Samuel disse:

    Boa noticia voces proporcionam

  28. O pior erro que se vem cometendo em africa e diabolizar os dirigentes numa clara agenda k em nada traz beneficios ao proprios paizes e muito menos aos povos desses paises. Sempre com uma mao externa dos que nunca querem ver africa a desenvolver e se fortificar diante dos colossos que controlam o mundo. Sempre usam grupos de cidadaos para o efeito. Hoje temos esta situacao claramente patrocinada a nivel externo. Bem ou mal o Estado ta se manter e a Suportar as piores humilhacoes e privacoes.
    Nao quero com isto levantar aplausos a ninguem pois existem erros cometidos a nivel do governo..mas erros serao sempre cometidos por aqueles trabalham e sempre fois assim. Tou a aser realistaa. Falamos e esquecemos donde viemos e para onde pretendemos chegar….nenhuma juridica sera consistentse mudar com ameacas e chantagens.uns chamam isso de terrorismo e outros simplesmente ficam calados para nao.serem confundidos.

    • Issac disse:

      Sr Rosário, em África ninguém diabolizam os dirigentes. Porque existem dirigentes, apesar de cometer os erros, os cometerem para o bem do povo. Chissano também endividou-se para o pai, mas não roubou. O seu ídolo Guebuza e um bandido. Nunca mostrou nenhum sinal de arrependimento, nem de culpa. Invés de tu falares da mão externa, devias mas ver a cumplicidade de Guebuza. Se for por causa da paz, de combater os homens armados, a pobreza, sabes que isso nunca foi as intenções de ex-presidentes. Porque ate hoje a única verdade que o povo moçambicano sabe, e que o antigo presidente roubou dinheiro, Se não, onde esta o dinheiro? E porque ocultar a divida? Essa maneira sua de pensar e muito perigoso se um dia assumir responsabilidades, farás o que Guebs et all fizeram.

  29. Canjengo disse:

    Com base na comissão de inquerito formada acredito que havera justiça, clareza e transparencia dos factos, por isso nao se deve influenciar negativamente a comissão nem adiantar culpar o outro.

  30. cadiado disse:

    A miha questão é paro para pensar o quanto o povo desse belo pais ta sofrendo pela dividas obscuras? Esse descurso ta muito mal pensado. Deve haver justiça.

  31. Julio benedito disse:

    Esta n é maé

  32. vigacha disse:

    parece-me k o sr. Guebuza goza com o povo mocambicano, como um individuo que roubou quase tudo dum povo que sempre o chamou e continua lhe chamar de maravilhoso? eu digo k nao, ninguem maltrataria com tanta tamanha ao individuo bastante amado e admirado.

  33. Vocé Guebuza se focê q xtas perto d mim ia ti eliminar ao vivo bandiidoo

  34. Só podemos invocar à Deus todo poderoso k nos livre dessa colonização e escravatura k estamos a passar …. pk eles ek controlam tudo isto até a justiça e ñ lhes acontece nada ,eis a razão k ele fala toda essa sujeira

  35. Ribeiro de Sousa disse:

    É referenciar que o governo de ex presidente em destaque, ao ignorar a Assembleia da República e contrair dívidas sem o consentimento e muito menos com conhecimento dos órgãos que deviam aprovar ou reprovar mais não, tudo fora feito nas escuras. A justificação da guerra interna é descabida, não apraz de um senso comum, uma vez que tem um caráter de falta da verdade, um discurso cheio de falácias. Os barcos eram pra atacar a renamo? Não! Os barcos estão parados… e o dinheiro na conta de Suíça ou investido numa empresa fictícia. É preocupante até no estado órgão máximo de uma não seriedade e isso revela interesses singulares e não desenvolvimento igualitário de uma nação como um todo.
    Não é palpável o discurso do Sr. Ex presidente é muito falacioso

  36. Osorio disse:

    Isso de facto é pouca vergonha pra alguem k diz ter sido eleito pelo, se é foi. Penso k o ladrao Guebuza forjou o resultado das eleiçoes pra poder pagar a si, o periodo em k esteve preso pela PIDE, ja k ele conseguiu auto pagamento quem pagar aos outros irmaos k ate deram a vida por este país?

    • P young disse:

      O mais grave existem pessoas qui se benefeçia d trabalho d Grande criminoso, ladrao corupto, qui dezem ,valapena morer d fome k armas, exqueçendo qui o ladrao tem todas vertents pra alcassar os seus objetivos,irmaos deixemos qui Deus o julgue virao a finalidade dele, max ai de te que proteje o distruidor,tirano,bandido chefe d quadrilha,

  37. catetos disse:

    A contratação da dívida para mim foi por um bom motivo visto que a intenção era de exploração da área marítima que por motivo de falta de meio fica sem ser explorado por tanto como o negócio nao deu ficou esta imagem feia do governo anterior

  38. Sadique Abudo disse:

    No meu ponto de vista, ouvi falta d coordenação entre o Ex presidente e o atual ! Mas o Gubusa dirigiu bem o povo Mozambikan!!! E tinha k dar continuidade o mexmo Guba! O povo Mozambikan não estaria passar oque xtao a passar hoje!

  39. Custodio dos Anjos disse:

    Ond o Sr fez a politica mano voce precisa de Jesus

  40. tony disse:

    Hje o pais. Todo. Esta asofrer por termo eleito um burrroo presidente…..

  41. Sergio Estevao disse:

    ela merece 1 tanca tambem atem a morte

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.