POLÍTICA

EUA elogia cessar fogo : “Esperamos que o gesto contribua para uma paz duradoura”

O embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Dean Pittman,  elogiou a trégua de uma semana declarada pelo líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, e espera que o gesto contribua para uma paz duradoura, avançou a Lusa.

Pittman elogia também o esforço do Governo moçambicano e da Renamo na busca de uma solução pacífica e duradoura para a violência militar no país.

“O empenho de ambas as partes na busca de uma solução pacífica e duradoura para o fim da violência contínua é bem-vindo. Esperamos que esse empenho resulte num acordo que traga Moçambique de volta a um caminho de paz e estabilidade”, pode ler-se no comunicado emitido pela embaixada americana.

O diplomata norte-americano avançou que a violência entre as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e os Homens Armado da Renamo “ceifou vidas, lesou famílias, interrompeu o comércio e manteve crianças fora da escola”.

“Moçambique assistiu a uma contínua violência, caraterizada por ataques a postos de saúde, assassínios de políticos, ataques a colunas de viaturas e sequestros”, sentenciou Dean Pittman.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. MOOLLA SIDAT disse:

    É muito estranho cultivarmos estes hábitos de duas pessoas falarem ao telefone e decidirem pela vida de 26 milhões de moçambicanos. Queremos papéis, queremos actos concretos e esperemos que de facto o façam nos próximos dias, para que os moçambicanos tenham a paz que tanto precisam.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: