POLÍTICA

MDM impede enterro em vala comum ordenado pelo Governo em Caphiridzange

Após incéndio que vitimou mortalmente cerca de 80 pessoas e mais de 100 feridos, na localidade de Caphiridzange, no distrito de Moatize, na província central de Tete, o Governo ordenou a abertura de uma vala comum para enterrar doze corpos, sobre os quais afirmava que estavam irreconhecíveis, avançou o Canal de Moçambique.

Segundo avançou a fonte acima citado, a vala tinha sido feita a escassos metros da rua onde o incidente ocorreu. A decisão do Governo foi unilateral.

Os familiares das vítimas não tiveram a oportunidade de chegar perto dos corpos para o reconhecimento, nem a Medicina Legal foi chamada.

A situação gerou uma indignação generalizada e com condimentos políticos à mistura, e acabou por se fazer a exumação dos corpos já enterrados, para efeitos de identificação pelos familiares, e um enterro condigno.

Geraldo Carvalho, deputado do Movimento Democrático de Moçambique, que se deslocou a Tete para acompanhar os desenvolvimentos da tragédia, contou ao nosso jornal que, depois da exumação, oito corpos foram reconhecidos pelos seus familiares sem intervenção da Medicina Legal, o que deita abaixo o discurso do Governo de que os corpos estavam irreconhecíveis.

“Os corpos foram exumados ontem [domingo, dia 20], por volta das 7h00”, disse Geraldo Carvalho, citado pelo semanário Canal de Moçambique.

Segundo o deputado, para a operação, o Governo enviou uma equipa da Medicina Legal, acompanhada por um contingente policial fortemente armado. Até carros blindados foram mobilizados.

A ideia era evitar uma eventual rebelião, devido à decisão irresponsável do Governo.

Fonte: Canal Moz

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Luis disse:

    Até com cadavers esses caras sem vergonha da MDM querem fazer política…

  2. vicente goio disse:

    independentemente de ser acidente que causou essas mortes, mas os corpos nao sao do mesmo tribo… so que e pesado para o governo custiar essas dispesas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.