POLÍTICA

Afonso Dhlakama diz que goza de boa saúde, não tem problema de água e muito menos comida

No início do mês de Outubro, os moçambicanos foram surpreendidos com uma notícia publicada no site Jornal Savana (não pertence ao semanário Jornal Savana). A mesma dava conta que o Líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, estava em maus lençois, alegadamente por que estava doente, debilitado, sem água e comida na serra da Gorongosa, na província central de Sofala.

A notícia viralizou nas redes sociais num curto período de tempo. Foi republicada em vários órgaus de informações do nosso solo pátrio.

“Em Satunjira era normal ver e ouvir o som do motor dos helicópteros a sobrevoar a área onde iam abastecer a logística ao quartel-general da Renamo e, não raras vezes, transportavam Afonso Dhlakama para o exterior do país onde ia passear e, acima de tudo, receber cuidados médicos, dado que não goza de bom estado de saúde. O mesmo cenário era característico no distrito de Báruè, em Manica, onde se encontra a mina de turmalinas pertencente a Afonso Dhlakama, líder da Renamo. E que, com o encerramento desta mina que servia de fonte económica e de sobrevivência de Dhlakama, as coisas começaram a complicar-se e, nos dias que correm, segundo relatos de pessoas próximas ao líder, a situação tende a piorar”, pode ler-se no site.

Durante a entrevista que concedeu a Agência Lusa, o líder da Renamo desmentiu a informação, e garantiu que continua em contacto permanente com o partido.

Existe vários indícios que podem comprovar que a informação avançada pelo site Jornal Savana foi fabricada.

Primeiro, o Distrito da Gorongosa é rica em fauna bravia e é considerado o celeiro da província de Sofala, com isso, a alimentação não seria problemas para o líder da Renamo.

lion-foreground_0

Segundo, o Lago Urema recebe água de vários rios que nascem na Serra da Gorongosa, exatamente o local onde se encontra o Dhlakama. Entretanto, a água também não seria um problema para Líder da “Perdiz”.

gorongosa

Imagem retirado do site oficial do Parque Nacional da Gorongosa

cascatas

lago-urema

É fácil notar que a informação que andou a circular nas redes sociais dando conta que Dhlakama estava sem comida e água é falsa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. abdul buana disse:

    Mas uma notícia para vender jornal

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: