POLÍTICA

Sobreviventes garantem que foram as FDS que fuzilaram e queimaram os comerciantes em Cheringoma

Na sexta-feira passada (12), um grupo de seis indivíduos foram queimados vivos no Distrito de Cheringoma, na província central de Sofala.

Felizmente duas pessoas conseguiram escapar com vida. Em contacto com a Soico TV, as vítimas garantiram que não foram os Homens Armados da Renamo que assassinaram as seis pessoas, mas sim as Forças de Defesa e Segurança.

“Quando chegamos no rio a polícia mandou parar o carro, pediram documentos mostramos e falaram que tínhamos que esperar naquele local por que o comandante Distrital queria conversar conosco.

Mais tarde nos mandaram subir no carro deles que tinha 4 portas. Nós subimos, e eles pediram a chave do nosso carro. O motorista levou chave e entregou. Andamos uma distância longa. Paramos num lugar e os soldados começaram a conversar entre eles.

Depois começaram a nos tirar do carro e a fuzilar ai mesmo. A tirar no carro a matar ai mesmo com arma.

Quando me tiraram eu saltei e comecei a correr, mas me deram um tiro e fui cair numa mata, passei a noite ai mesmo.”

Com a carra tapado por temer perseguição, o outro sobrevivente natural de Bangladesh, também disse as câmeras da STV que foi a polícia e militares que dispararam e incendiaram a viatura.

“Chegamos no mato, mandaram-nos descer e mandaram fazer uma fila dos moçambicanos, e começaram a fuzilar um por um. Dois moçambicanos tentaram fugir, mas levaram tiro e perderam os sentidos.

Os militares e a PRM pensaram que haviam perdido a vida, foi quando vieram fuzilar eu e o meu amigo. Eu tava de casaco, e o militar estava a pegar o meu casaco, numa dada altura lhe empurrei e consegui fugir. Mas eles começaram a disparar, visto que eu estava a correr em Ziqui Zaqui eles não conseguiram me acertar e escapei”, disse ele.

Importa referir, que das oito vítimas duas são naturais de Bangladesh, uma morreu carbonizada e a outra escapou sem nenhum ferimento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  1. gostei da noiticia.
    mas salientar k exte govern ta uma merda .

  2. Elias Mauro Matar disse:

    Sobre a tensao politica,mortes e raptos de Mocambicans em fim,o Governo e as forcas armadas ja nao tem mais nada que mentir.O governo e’ o unico responsavel polos danos que no futuro vierem.Se a historia um dia puder condenar,serao os da frelimo.Estamos cansados de massacres ocultos

  3. anonimo disse:

    gostaria de pedir contacto da stv, aqui na província de Nampula. Estou a precisar de uma ajuda para expor o meu caso na televisão

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: