POLÍTICA

“O mundo precisa de África dinâmica e dependente de si mesma” diz Obama

O presidente norte-americano Barack Obama, reuniu-se com cerca de mil jovens da África subsaariana em Washington. Durante o encontro, o presidente Afro-americano disse aos jovens que nos momentos altos da sua presidência sempre se recorda de que tem uma mulher e família maravilhosas.

No encontro, Obama falou, entre outros assuntos, sobre os desafios e oportunidades que África tem, da politica internacional e da importância da educação e responsabilização no crescimento dos países.

Joelma, da Guiné-Bissau, diz que gostou do facto de Obama ter dito que “que não serão os Estados Unidos que irão mudar os nossos países, mas temos que ser nós a mudar a nossa realidade”.

obama

A jovem considera o discurso de Obama inspirador e gostar de tê-lo perguntado se teria uma mensagem para os políticos da Guiné-Bissau, pois “estamos numa crise há quase um ano e isso é triste”.

Espero que lá em Cabo Verde os políticos acreditem nisso, sugere Hernidia Tavares.

O moçambicano João Alfândega gostou de ouvir Obama a falar sobre o facto de “muitas vezes os líderes (africanos) tentarem silenciar as criticas no lugar de resolver os problemas, e da importância de os países africanos terem um sector privado forte”.

Importa referir, que Obama lançou o Yali há seis anos para apoiar a geração de jovens emergentes no empreendedorismo, activismo e gestão publica, através da academia, formação em liderança e criação de parcerias.

Até o ano passado, participavam no programa 500 jovens. Este ano, o numero duplicou.

Obama explicou aos participantes que o programa não deriva apenas do amor por África.

Segundo ele, “o mundo não será capaz de enfrentar as mudanças climáticas, terrorismo ou expandir os direitos da mulher – todas as questões que hoje enfrentamos globalmente – sem uma África dinâmica e dependente de si mesma, e mais do que isso dependente da crescente geração de novos lideres.”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: