Nações Unidas quer ajudar Moçambique a desarmar a Renamo
As Nações Unidas defende que o desarmamento do maior partido da oposição no país é o maior desafio para se alcançar a paz efectiva em Moçambique, avançou o Jornal Notícias.
Valéria Campos de Melo, analista sénior da Divisão de África para os Assuntos Políticos da organização, condenou a existência de um partido político que ao mesmo tempo detém armas, daí que tenha apelado para que a Renamo se desembarace das armas por forma a garantir um ambiente favorável às negociações com o Governo.
“É algo que não existe em nenhuma parte do mundo”, disse Valéria Campos citado pelo Notícias.
As Nações Unidas estão disponível a apoiar Moçambique na busca de uma paz efectiva, incluindo ao processo de desarmamento do partido liderado por Afonso Dhlakama.
Esta é a melhor notícia com que a Camponesa, hoje, se pode alegrar.
Não se entende que num país que se diz democrático haja dois exércitos. O Exercício de defesa ao povo e às populações pertencem única e exclusivamente ao Governo e não aos Partidos….. que confusão!!! A política não se faz à força de armas, mas à força da razão. Que a RENAMO aprenda com a MDM que está ganhando campo, e não tem ganho pela força de armas mas pela inteligência e pelo trabalho oferecido as pessoas. Não pertenço a nenhum partido, (e quero permanecer assim) mas sei avaliar, analisar e premiar da minha maneira os partidos que singram pela sua maneira de comportarem com o POVO. Já fazia falta que as Nações Unidas viessem em nosso SOCORRO como fazem com muitos países em conflito, como Sudão por exemplo. Bem haja a UNO, desta vez está levando o povo Moçambicano a sério.
A Camponesa
Eu nao intendo nada de politica, mas a verdade e que as nacoes unidas querem sim provocar guerra em mocambique, pois esse exercito da renamo, ha pelo menos 20anos nao trazia problemas a nos mocambicanos mas por causa de alguem teimoso que quis usar a ambicao p destruir a patria o provocou e agora ja nao consegue controlar nada e puxar o povo pela corda feito um cabrito.eish… as nacoes unidas querem sim vir deixar mais dividas para mocambique apoiando o governo. Ai sim ficaremos tipo libya que agora esta sofrer demais.!!
PAZ
Maria Lucia, vives em moçambique ou fora, ond nações unida enterviu e a paz duradora falas d sudão, estas felizes com a vida k sudaneses vivem estupro perpetados pelas u.n., o problema dest pais são os ambiciosos, ladrões samora disse. custo d vida alto d quem é a culpa ate uma criança d 5 anos sabe
Na siria foi uma situacao identica a entrada da usa permitira a entrada da russia e mais e todos esses lurarao aki moz com certos objectivos e nos os donos do territorio taremos aonde?
As Nacoes unidas estao a favor delas sempre em qualquer parte do mundo….o que querem e se apoderar das nossas vidas e recursos….a partir do momento que se aceitar sua presença aqui e confiar a guerra que é igual à destruição e perda de autonia ,na verdade a GANÂNCIA ABSOLUTA de conterrâneos é que nos mata….
Mocambique ja treinou milhoes de Mocambicanos para a defesa da Patria, nao e tao necessaria a ajuda de EUA para o desarmamento da Renamo.
La vamos nós as Nações Unidas querem cutucar a onça com a vara curta e nós sem dúvida vamos sentir a sua raiva