Filipe Nyusi exonera Ernesto Gove do cargo de governador do Banco de Moçambique
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea d) do número 2 do artigo 160 da constituição da República, nomeou Rogério Lucas Zandamela para o cargo de Governador do Banco de Moçambique.
A nomeação de Rogério Lucas Zandamela surge na sequência do fim do mandato de Ernesto Goveia Gove, que exerceu a função de Governador do Banco de Moçambique desde 25 de Julho de 2006.
Importa referir, que o número 3 do artigo 45 da Lei número 1/92, de 3 de Janeiro, estabelece o período de 5 anos para o exercício do cargo em referência e permite a sua renovação. Deste modo, Ernesto Gove foi nomeado por despacho presidencial para exercer a função a 25 de Julho de 2006, tendo o chefe do estado Renovado o seu mandato a 27 de Julho de 2011.
Rogério Zandamela é funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI), desde 1988, tende exercido sucessivamente as funções de Representante-Residente da instituição no Brasil, e de Chefe de Missão para Arménia, Costa Rica, Gâmbia, Guatemala, Libéria, Malásia, Nicarágua, Peru, Trinidade Tobago e Zimbabwe, no Departamento de Mercados Monetários e de Capital.
Doutorado em Economia, pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos da América, Rogério Zandamela, desempenha presentemente as funções de Chefe de Missão para Djibouti e Somália, no Departamento do Médio Oriente e Ásia Central do FMI.
Saudações
Saudações. Este site é super a actualizado
seja bem vindo compatriota Rogério Lucas Zandamela, este homem tem um curriculum de grande estatura.
eu tenho a certeza este è a porta para muitos responderem pelo rombo nos cofres do estado.
ele è bem vindo