POLÍTICA

Alice Mabota acusa Governo e a Renamo de cometerem crime de Guerra e ameça chamar TPI

A presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, disse que o Governo e o maior partido da oposição no país, estão a cometer crimes de guerra, pedindo a intervenção da justiça penal internacional.

“Em Moçambique há crimes de guerra, o que se passa são crimes de guerra, precisamos do Tribunal Penal Internacional”, disse Alice Mabota, citada pela Lusa, durante o lançamento do “Relatório da Crise de Refugiados Moçambicanos no Malaui e a Situação dos Direitos Humanos (2015-2016)”.

Mabota acusou as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas de cometerem atrocidades nas zonas em que se confrontam com os Homens Armados da Renamo, referindo que o Estado está a falhar na proteção dos cidadãos indefesos.

“As atrocidades cometidas pela Renamo são atos de bandidos que devem ser levados a tribunal, mas as atrocidades cometidas pelas Forças de Defesa e Segurança eu não perdoo, porque a missão do Governo é proteger a todos nós”, afirmou a presidente da LDH.

O relatório hoje apresentado pela LDH diz que o fluxo de refugiados moçambicanos no Malaui foi provocado por sistemáticas violações e abusos dos direitos humanos causados pelas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.

“As evidências ilustram que o motivo do fluxo de refugiados moçambicano para o Malaui prende-se com as sistemáticas violações e abusos dos direitos humanos protagonizados pelas FDS (Forças de Defesa e Segurança), no âmbito da tensão político-militar que o opõe o Governo e a Renamo”, lê-se no documento.
A pesquisa da LDH diz que foram reportados 13 assassinatos nas zonas de proveniência dos refugiados em Moçambique por parte das FDS contra três protagonizados pelos homens armados da Renamo.
Fonte: Lusa

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Frayz disse:

    É horrivel de facto o k assistimos todos os dias…mortes e mais mortes
    O pior é tanto o Dhlakama quanto o Nyusi se contentam com. Siga em Alice…tens o apio do povo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: