POLÍTICA

Um grupo de investidores na dívida pública ameaça processar Moçambique

A coisa está ficando feia para Moçambique. Parece que a cada dia que passa só recebemos notícias péssimas.

Ontem ficamos a saber que alguns dos investidores internacionais em títulos de dívida de Moçambique estão a ponderar avançar com uma acção judicial para serem indemnizados por considerarem que não receberam detalhes suficientes sobre a dívida pública do país.

Segundo avançou o jornal Financial Times, um grupo informal de investidores estão a fazer algumas consultas legais para aferir se há possibilidade de avançar para tribunal por não terem recebido todos os detalhes sobre a dívida pública do país.

“Um grupo informal de investidores diz que Moçambique e os bancos Credit Suisse e VTB não lhes forneceram detalhes suficientes sobre a dívida com garantia estatal durante as negociações sobre a recompra de obrigações e troca por novos títulos de dívida do Governo”, avançou o FT na edição de ontem, quinta-feira (5).

Como os títulos de dívida soberana estão cotados na Irlanda, os investidores dizem que as partes envolvidas podem ser obrigadas a pagar uma compensação de acordo com a lei irlandesa se ficar provado que houve omissão de informações obrigatórias pela lei dos prospectos da União Europeia.

Na análise dos jornalistas do FT, “esta disputa é a primeira consequência de uma subida geral de investimentos em dívida dos mercados emergentes que canalizou milhões de dólares para países com perfis de crédito deficientes, com os investidores a procurarem retornos positivos num contexto de taxas de juro historicamente baixas nos mercados desenvolvidos”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. tamimo disse:

    espero que donald trump melhorasse o problema em moz

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: