POLÍTICA

Sérgio Vieira sugere aumento de horas de trabalho e redução de férias anuais de 30 para 15 dias

O veterano da guerra para a libertação de Moçambique nas mãos do colonialismo Português, Sérgio Vieira, voltou a surpreender o público, após defender o aumento de horas de trabalho e redução de férias anuais de 30 para 15 dias.

“O Presidente Nyusi acaba de visitar a China. Excelente, a China sempre esteve connosco desde a primeira metade dos anos 60. Fala-se do FMI e do Banco Mundial, da União Europeia, dos vários doadores. Muito bem, as nossas preocupações e dívidas, a nossa produção e produtividade vão ver-se resolvidas por eles? Qual o nosso papel no meio disto tudo? Virão chineses, americanos, franceses, suecos, dinamarqueses arregaçarem as mangas em vez de nós?”, disse Vieira citado pelo O PAÍS.

Na “Carta a muitos amigos” desta semana, publicado pelo O PAÍS, o veterano da luta de libertação nacional disse que é o governo deve tomar medidas drásticas para libertar os moçambicanos definitivamente de humilhações. Sérgio Vieira lembra que no campo ninguém mete férias de 30 dias para abandonar a machamba e o gado ou pára de semear porque é feriado ou ponte. E como soluções propõe as seguintes medidas:

“Decidir sobre um horário que assegure o aumento para 44 horas semanais a jornada semanal de trabalho, acabar com pontes e pontecas, reduzir as férias para 15 dias anuais.”  

“Estabelecer os salários em função do trabalho feito efectivamente a horas e com qualidade. Premiar os que bem agiram.”

“Obrigar a Função Pública a trabalhar todo o sábado, passando o descanso para metade das segundas-feiras, assegurando assim que ninguém precise de se ausentar do seu serviço para tratar de um documento essencial para a sua vida, da sua família e filhos.”

“Com o mesmo objectivo a Função Pública deveria abrir as portas pelas 09h30 e encerrar pelas 18h00 para que os restantes trabalhadores possam não abandonar o serviço para resolver as suas questões. Em último caso criarem-se turnos na Função Pública.”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  1. Paulo Alberto Covele disse:

    Concordo completamente.
    Eliminar a historia de passar para segunda feira um feriado que cai no domingo. Alguns feriados deviam ser cancelados.

    Deve se apostar mais na agricultura e em empresas produtivas e nao apenas de venda de produtos acabados vindos dos outros paises

  2. Rohil Roya disse:

    O Sérgio Vieira tem razão.
    Ele não precisa de férias para descansar. É só querer já está.
    Ok, que se implemente essa lei, mas que paguem o tempo aumentado e as férias reduzidas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: