POLÍTICA

Cumprem-se as profecias de Afonso Dhlakama

Logo após terem sido divulgado os Resultados das eleições gerais passadas, em que Filipe Jacinto Nyusi e o seu partido, Frelimo, saíram vitoriosos, o líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama, disse que os deputados do seu partido não iriam tomar posse, alegadamente por que as eleições não haviam sido justas.

Dias depois, o líder da “perdiz” sugeriu que ele e o seu partido governassem as províncias ondem haviam vencido o escrutínio (as famosas regiões autônomas), em contra partida, os seus membros poderiam tomar posse.

Nas primeiras sessões da Assembleia da República, os deputados da Renamo não compareceram a casa do povo, assim como o seu líder havia prometido. Em algumas assembleias provinciais as coisas ficaram paradas por que a Renamo tinha uma maioria absoluta e, não poderiam escolher os presidentes sem a sua presença.

Vendo que a situação estava feia, o presidente da República, Filipe Nyusi, convidou o líder da Renamo para tentar resolver a situação.

Nyusi teve dois encontros com o presidente da Renamo. Nos referidos encontros o presidente da República aconselhou Dhlakama a dar ordens aos seus membros a tomarem posse nas assembleias provinciais e a “Central”, em seguida iria analisar a sua proposta (regiões autônomas).

Afonso Dhlakama concordou com a ideia do presidente da República, mas deixou um aviso ao governo.

“Se o governo nos enganar, nós ao metermos o projectos e eles gozando da maioria quererem brincar (chumbar), as consequências serão para o presidente, por que ele não vai governar bem”, disse Afonso Dhlakama.

Confira o vídeo abaixo:

Um ano depois da governação de Filipe Jacinto Nyusi, nota-se claramente que as profecias do líder do maior partido da oposição no país, Afonso Dhlakama, estão a se cumprir.

O país está mergulhado numa crise política e militar e, não se sabe ao certo quando é que vai terminar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.