CELEBRIDADES

Morreu o músico moçambicano Gil Pinto

Morreu Gil Pinto, um dos músicos mais popular ao nível da província de Sofala, mas em particular na cidade da Beira, vítima de doença.

Nascido no dia 2 de Outubro de 1949, no distrito de Buzi, na província central de Sofala. Gil Pinto muda-se para a cidade da Beira com apenas 30 dias de vida.

A paixão pela música surge no início da década de 60, influenciado pelo seu Pai que tocava varimba e pelo seu tio que tocava guitarra.

Gil Pinto
.Gil Pinto Subiu ao palco, pela primeira vez, no dia 20 de Agosto de 1965, numa festa de aniversário da Cidade da Beira, convidado por um elemento da então Banda Musical Manica e Sofala. A partir dessa data nunca mais parou.
Para além da Banda Manica e Sofala, Gil Pinto fez parte dos conjuntos Irmãos Moçambicanos, por sí criado, Camponeses da Munhava, Sacrifícios e MK7.
Nos últimos tempos, Gil Pinto,tocava no Conjunto Irmãos sem Maldade, criado pelo falecido músico Chapepa.
O Cantor Gil Pinto Já teve atuações no mesmo palco com grandes nomes do Mundo da Música e Bandas como: John Chibadura, Oliver Ntukudzi, Ngwenha Brothers, Devera Ngwenha, Max Banda, Madala, David Mazembe, Avelino Mondlane, Zaida e Carlos Chongo, Wazimbo, Grace Évora, Jorge Mamad e muitos outros.
Gil Pinto foi vocalista e exímio tocador de flauta, maracas e precursão.
Gil Pinto, tem mais de trinta canções gravadas em fita magnética nos estúdios da RM na Beira e outras tantas gravadas em diversos estúdios privados da Beira com a participação de jovens emergentes na Musica.
No dia 03 de Fevereiro, Gil pinto foi condecorado com a medalha de mérito Artes e Letras, em reconhecimento de serviços de grande relevo, prestados para o desenvolvimento e consolidação da nação moçambicana, nos termos da lei 10/2011 de 13 de Julho que estabelece o sistema de titulos honoríficos e condecorações.
GIL PINTO era casado e pai de 11 filhos.
O maior sonho do Gil Pinto sempre foi: gravar um CD pois, conforme ia dizendo a muitas pessoas, não gostaria de morrer sem deixar suas canções gravadas em disco para seus filhos, família em geral, amigos e fãs.
O sonho de gravar foi realizado.Gravou o seu primeiro CD que foi editado em 2012 com o apoio da Rádio Moçambique.
Gil Pinto, cantou em muitos espetaculosos promovidos pela Rádio Moçambique, a custo zero, pois dizia que a Radio era sua casa, tanto mais que ele nasceu no dia 2 de Outubro, dia da Radio Moçambique.
Gil Pinto morre 66 anos de idade,vitima de doença,no dia 27 de Março de 2016, em pleno Domingo de Pascoa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.