POLÍTICA

Mediador do acordo Geral de Paz visitou Filipe Nyusi e apelou diálogo pela paz

Mario Raffaeli, um dos principais mediadores do Acordo Geral de Paz de 1992 da nossa pérola do índico, pertencente a Comunidade de Sant´Egídio, reuniu-se hoje na capital moçambicana com o chefe do estado, Filipe Jacinto Nyusi, para a busca da estabilidade política e militar no país, avançou a Lusa.

No final do encontro, o conselheiro do Presidente moçambicano para os assuntos diplomáticos, Manuel Mazuze, disse aos jornalistas que Mário Raffaeli exortou o Presidente da República a encontrar caminhos para uma estabilidade duradoura em Moçambique.

“É um grande amigo de Moçambique, ele esteve empenhado no processo que conduziu à assinatura do Acordo Geral de Paz (em 1992) e sendo assim, ele veio nesta missão para falar com as partes com o objectivo de encontrar formas de os moçambicanos poderem falar e resolver a questão da paz”, disse Mazuze citado pela Lusa.

A relação com Moçambique, prosseguiu Mazuze, faz com que Raffaeli, que também já ocupou cargos no Governo italiano, se sinta encorajado a ajudar na remoção de obstáculos à paz.

“Qualquer situação que configure alguma perturbação à paz que ele próprio ajudou conquistar, é natural que ele se sinta na obrigação de ajudar para que as partes conversem”, acrescentou.

Mário Raffaeli poderá encontrar-se igualmente com o líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: