NOVIDADES

Valentina Guebuza no top 100 do continente Africano

Anabela Chambuca, Valentina Guebuza e Érik Charas são três jovens moçambicanos que fazem parte do ranking dos cem africanos que desenvolvem atividades econômicas para o futuro do continente.

A escolha foi feita pela Institut Choiseul, uma entidade independente que existe há 47 anos e cujos estudos e ações cobrem a Europa, Mediterrâneo e África. São eleitos anualmente cem jovens africanos que se destacam no empreendedorismo e investimento económico.

Anabela Chambuca, de 37 anos, é presidente da Bolsa de Valores de Moçambique, enquanto Valentina Guebuza (34) é diretora-geral da Focus 21, sendo Érik Charas, Diretor Geral da Charas Lda.

O top cinco da Institut Chiseul é liderado por: Igho Sanomi II (Nigéria), Mohamed Dewji (Tanzânia), Hishan El Khazindar (Egito), Mehdi Tazi (Marrocos) e Hassanein Hiridjee (Madagáscar).

Segundo Pascal Lorot, presidente do Institut Choiseul, «os fluxos de capital em direção a África atingiram 80 mil milhões de dólares (cerca de 74 mil milhões de euros) em 2014», admitindo que «o número deve subir para 100 mil milhões (cerca de 93 mi milhões de euros) em 2015».

Esta dinâmica notável está ligada à emergência de um grupo de líderes económicos jovens, bem treinados, abertos ao mundo e conectados a grandes fluxos económicos e informais em todo o mundo que crescem fora de globalização.

Entre os dias 26 e 27 de novembro vai decorrer um encontro dos laureados de 2015, em Marraquexe, Marrocos. Este será o segundo encontro deste fórum após o inaugural, realizado em Paris e que teve a presença de mais de 70 líderes económicos africanos.

O encontro de Marraquexe prevê, para além de momentos culturais, uma reunião de alto nível com membros do governo e outros líderes económicos de Marrocos. A reunião também inclui workshops em projetos específicos de agribussiness, Tecnologias de Informação e telecomunicações, energia, retalho e bens consumíveis de entre outros.

O evento é co-organizado pelo governo de Marrocos e terá a participação adicional de líderes económicos europeus.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: