POLÊMICAS

Muchanga chama chefe de estado de “Filipinho” e, corre o risco de ser sancionado

O polêmico  deputado e porta-voz do maior partido da oposição em Moçambique, António Muchanga, corre o risco de ser sancionado por desrespeito ao chefe do estado.

Segundo avançou o AIM, o deputado acima mencionado voltou a fazer das suas ontem, quarta-feira, na Assembleia da República, numa altura em que se debatiam as respostas do Governo moçambicano às perguntas das três bancadas parlamentares, Muchanga, entre outras coisas, tratou o chefe de Estado de Filipinho, diminutivo de Filipe, numa atitude que viola o regimento e mesmo a Constituição da Republica que preconiza que o detentor do cargo de Presidente da República deve ser respeitado por todos os moçambicanos.

Antonio Muchanga, Porta-voz da Renamo

Segundo avançou o Jornal Diário de Moçambique, a chefe da bancada da dos camaradas, Margarida Talapa, insurgiu-se contra o comportamento do porta-voz da Renamo e solicitou à presidente da AR para aplicar medidas punitivas previstas tanto no regimento da AR, como na Constituição da Republica contra Muchanga.

Verónica Macamo limitou-se a responder que todos os deputados e todas as pessoas em geral gostam de ser respeitadas. E mais não disse.

A chefe da bancada da “perdiz”, Ivone Soares, não demorou a reagir e disse que se os deputados da Frelimo querem ver Nyusi a ser respeitado, também devem respeitar o presidente do seu partido, Afonso Dhlakama.

Importa referir que no ano passado, Muchanga passou mais de 40 dias vendo o sol nascer aos quadradinhos, na cadeia de máxima segurança da Machava, província de Maputo, acusado de incitamento à violência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 Comentários

  1. boa tarde a todo o povo mocambicano e aos de direito ou por outra os promotores da desgracas dos filhos de povo mocambicano. ate aonde vamos com esse abuso do poder? afinal de cnta a kem pertence esse pais ao partido no poder ou a todo povo mocambicano? eu venho por esse meio expor a minha inquietacao, afinal de conta as instituicoes e ministerios estao privatizado pelos dirigentes e membros do partido do poder nem, porque o abuzo pra com o povo? para o Ministerio do Interior eu digo e repito ta uma bagunsa. nao podemos fazer de contas camaradas vamos trabalhar ou melhor dem espaco aos que precisam trabalhar de verdade e n fazer de conta como muitos dirigentas e chefes fazem. nao ha razao que a policia continue cada vez pior como vemos, nos dem espaco ja basta o tempo que fizeram desmando, ja e o vosso tempo de reformarem n criem sabotagem em mandarem ao mato para nos matarmos entre irmaos so porque querem permanecer no poder. basta e basta desses actos maliciosos. bem Samora Moises Machel dizia o ambicioso e um criminoso so muda de taticas, voz sois isso criminosos da patria amada.

  2. pesso que me atualize com as noticias do pais

  3. stelio nhatumbo disse:

    dostei da pagins

  4. Nyalo Kulale disse:

    Mas ali no parlamento há indícios de que alguém tenha vindo do berço? Será por acaso que aquilo se chama escolinha do barulho?

  5. Elias Sabe disse:

    Sejam todos políticos, não deveriam ficar preocupado com o discurso de Muchanga, uma vez o medical está ficar sem valor. A título de exemplo a couve, folha de abóbora, folha de mandioca já está subir alegando que o dólar subiu.
    Meus caros, parem com essas palhaçadas, atraz do melhor deputado do Moz.

  6. Aqui nao é portugal, cuba ou sei la uque. E independentemente de ser chefe do estado ou nao, governar bem ou nao, todos nós merecemos o respeito… Atitude desse projecto de pessoa, é errada tambem a renamo nunca fez algo bonito k eu ja tenha visto.. E nada de dizer mil vezes a renamo, purk pra nós conhecermos o verdadeiro caracter de uma pessoa, é so dar o poder, aí vao querer voltar atras e infelismente sera tarde…

  7. celso disse:

    AR e casa do povo, onde deve se apresentar problemas a que assola o povo,tendo em conta que um deputado e elo de ligacao entre o povo e o governo, e nao para apresentar palhaçada, o que muchanga tem feito,.

  8. jozephmuchaz disse:

    woooow forca ai meu camba..vce e unico deptado k sabe uk faz…..
    Muchanga presinte para os elecoes k Vè

  9. jabento disse:

    escolinha do barrulho ixo e . todos politicos devem ser retirados e ser jogado num lugar k a fralda de uma crianca e jogada depois de estar suja

  10. jaime fanesse disse:

    Ilustre força deixa os lambelambes resmungar juntos xtamos,eles ja poderao analizar palavras de damiao se nao damiawana jose quanto ao lider?boa noite gente.

  11. nkondezi disse:

    umm vai s-matar

  12. vostro disse:

    Muchanga é bom no que faz, isto é, opor-se, criticar, ver o que está mal e criticar, afinal é para isso que existe oposição, e não para escovar,escovar e engraxar o governo! Mas com isso não quer dizer que deve injuriar o presidente (ou qualquer outra personalidade ou mesmo pessoa, seja ela partidária ou cidadão comum) se bem que o que disse é considerado injúria e crime!
    Criticas ajudam a crescer o Homem, mas injúrias deprimem o outro, podendo incitar rações violentas, guerras…
    Dizer Filipinho, anibalzinho, maezinha, rozinha, etc… em si pode não ser injuria, mas o contexto em que isso é proferido sim, ai pode o ser!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: