BIZARRO

Robert Mugabe vence Nobel da Paz

Contra todas as espectativas o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, foi o grande vencedor do prêmio Confúcio da Paz, criado em 2010, que é o equivalente ao Nobel da Paz na China.

Os prêmios surgiram na China em 2010 como resposta ao Prémio Nobel da Paz entregue ao dissidente chinês Liu Xiaobo pela sua “longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China.”

Mas esta espécie de Nobel da Paz chinês parece ter critérios bem diferentes dos do Comité sueco. O vencedor deste ano foi Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe.

Robert Mugabe

O presidente do Comité, Tan Changliu, afirmou à CNN, na altura em que os prémios foram criados, citado pelo site Quartz, que a “China é uma grande nação que foi influenciada pelo conceito de paz de Confúcio por muito tempo. A Europa está cheia de pequenos países que têm lutado uns contra os outros durante séculos… Nós não queremos ver pessoas que não compreendem a paz a arruinar o conceito.”

Esta organização não tem quaisquer ligações com o Governo chinês, tendo o ministro da cultura do país, inclusivamente, tentado terminar com esta iniciativa um ano depois de ela ter sido criada. No entanto, a organização mudou-se para Hong Kong e mudou o seu nome para Centro de Estudos Internacionais da Paz da China.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: