ÚLTIMA HORA!

Mia Couto recebe na tarde de hoje o título de Doutor Honoris Causa

O ESCRITOR moçambicano Mia Couto recebe hoje às 15.00 horas, em Maputo, pela Universidade Politécnica, o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades na especialidade de Literatura.

A atribuição do título do grau de Doutor Honoris Causa a este que é um dos escritores mais importantes e premiados do país ocorre depois de a proposta ter sido aprovada pelo Conselho Científico daquela que é considerada a maior universidade privada nacional.

Esta é a primeira vez que o escritor, Prémio Camões em 2013, recebe um título do género no país e informações disponíveis indicam que em Portugal o autor já foi outorgado pela Universidade de Évora.

A informação da atribuição do título Doutor Honoris Causa a Mia Couto foi confirmada pelo Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço Rosário, recentemente numa cerimónia por ocasião dos 20 anos da criação desta instituição.

Mia Couto esteve este ano entre os finalistas do “Man Booker International Prize”, um dos mais importantes prémios literários mundiais, numa lista que incluía dez escritores, entre os quais o argentino César Aira, a libanesa Hoda Barakat, Maryse Condé, de Guadalupe, a americana Fanny Howe, o líbio Ibrahim Al-Koni, o húngaro László Krasznahorkai, o congolês Alain Mabanckou, a sul-africana Marlene van Niekerk e o indiano Amitav Gosh.

É o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no estrangeiro, com uma obra literária extensa e diversificada, incluindo poesia, contos, romance e crónicas. Muitos dos seus livros estão publicados em mais de 22 países e traduzidos em alemão, francês, castelhano, catalão, inglês e italiano.

Entre a sua lista de galardões destaca-se o “Neustadt International Prize for Literature”, atribuído no ano passado, os prémios Camões (2013), Eduardo Lourenço (2012), Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura, na Jornada Nacional de Literatura (2007 e 2012), União Latina de Literaturas Românticas (2007), entre outros.

Nascido na cidade da Beira, província de Sofala, a cinco de Julho de 1955, António Emílio Leite Couto (Mia Couto) tem a sua primeira formação académica em Biologia. Como biólogo dirige a Avaliações de Impacto Ambiental, IMPACTO Lda., empresa que faz estudos de impacto ambiental em Moçambique.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: