ÚLTIMA HORA!

Ex-pastor rouba e ameaça na Igreja Universal do Reino de Deus

ELTON Dimas, antigo pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e Nelson Tivane, ambos de 23 anos de idade, estão detidos na 6.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique, acusados de ameaçar e roubar 20 mil meticais, resultantes do dízimo dos crentes numa das paróquias da mesma congregação.

O caso deu-se na manhã de domingo, no templo localizado no bairro São Dâmaso, província de Maputo, quando os indiciados dirigiram-se àquela paróquia alegadamente para pedir ao pastor a bênção do seu carro de marca Toyota IST, com a chapa de inscrição ADJ 811 MC.

Na altura, o clérigo identificado por Calepe Agostinho que acabava de celebrar o culto matinal não imaginou estar diante de uma dupla de malfeitores disfarçados de crentes e de imediato abençoou o veículo que estava estacionado defronte do templo.

Após o ritual, o pastor Calepe Agostinho teria comentado com os ex-pastores que pretendia chegar num outro templo e que já ia atrasado. A dupla ofereceu-se para transportá-lo até ao destino.

 Foi no percurso entre aquela paróquia e a outra que os dois jovens (Elton Dimas e Nelson Tivane) imobilizaram o veículo e ameaçaram o pastor com recurso a uma pistola-brinquedo, tendo retirado da sua posse 20 mil meticais referentes ao dízimo que Agostinho levava consigo.

Na ocasião, o pastor assaltado ofereceu resistência, tendo-se gerado uma luta entre os três ocupantes da viatura. Nesse instante, passava das imediações uma equipa da Polícia de Protecção que apercebendo-se de algo estranho naquela viatura, tratou de bloqueá-la e deteve os dois indivíduos recuperando o montante que já estava na posse dos dois supostos meliantes.

Elton Dimas disse à nossa Reportagem que assaltou aquela paróquia, pois tendo sido também pastor da mesma Igreja conhecia a rotina e sabia que àquela hora, Calepe Agostinho sairia com um valor monetário.

“Nós decidimos assaltar aquele templo porque precisávamos de dinheiro para as nossas despesas, uma vez que neste momento estamos sem emprego. Eu sabia que o pastor levaria o dinheiro para outra igreja porque já fui pastor da IURD e conheço toda a rotina dos pastores”, disse Elton Dimas.

Por seu lado, Nelson Tivane disse que foi convencido pelo seu comparsa Elton Dimas para assaltar a igreja e para tal tiveram que alugar a viatura e adquirir uma pistola brinquedo para ameaçar a vítima e despojá-la do dinheiro.

Entretanto, Emídio Mabunda, do comando da PRM na província de Maputo, disse que a detenção destes indivíduos foi possível graças a rápida intervenção da Polícia, uma vez que, na altura, estava uma equipa a fazer o trabalho de rotina.

Apelou aos proprietários dos veículos para não alugar os seus carros a pessoas estranhas e ou de conduta duvidosa, sob risco de virem a ser usadas na prática do crime, como é o caso deste Toyota IST.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: