DESPORTO

NO ACTO DA TOMADA DE POSSE COMO PRESIDENTE DA FMF: Simango promete combater falsidade de resultados

ALBERTO Simango Jr., empossado ontem como novo presidente da Federação Moçambicana de Futebol para o quadriénio 2015/2019, assumiu o comprometimento com a verdade desportiva, o que passa por combater toda falsidade em torno dos resultados registados nos jogos de futebol, de modo a permitir que seja valorizado o esforço empreendido pelos clubes.

Segundo o site JN, Simango Jr. frisou ainda que a vitória do seu elenco no último escrutínio de 13 de Agosto marcava uma nova história da página de futebol e que com o novo ciclo que se inicia a sua Direcção não permitirá que em Moçambique se ganhe os jogos a qualquer preço. Para o efeito, prometeu uma luta severa de modo que os actores futebolísticos se sintam confortáveis com a arbitragem, combatendo todas as práticas que possam existir e que firam a verdade desportiva.

“De agora até 2019 queremos ser testemunhos de que o vencedor de qualquer jogo de futebol em Moçambique seja um clube que tenha merecido, por ter jogado mais e melhor que os adversários”, afiançou.

O novo presidente da FMF não deixou de elogiar o trabalho feito pela Direcção cessante, enfatizando que é continuador de tudo quanto foi feito pelos seus antecessores, desde Ferdinand Wilson, passando por Manuel Jorge, David Come, Mário Guerreiro e Feizal Sidat, que saudou de forma especial. Agradeceu Sidat pela obra que ergueu para o desenvolvimento do futebol moçambicano, desde a construção de infra-estruturas, formação de técnicos até à conquista de resultados desportivos que nos encheram de orgulho.

“Agradeço-lhe por herdarmos uma FMF melhor, com uma sede própria”, destacou, ajuntando que a vitória do seu elenco foi valorizada porque a sua lista não concorreu sozinha, mas sim com várias personalidades.

“Por isso saúdo de forma particular o Drs. Teodoro Waty, Manuel Chang e Enoque João. Sem eles a campanha eleitoral e o processo que conduziu às eleições do dia 13 de Agosto não teria sido um fenómeno social digno de realce, onde a nota dominante foi a discussão de ideias que indicassem a solução de problemas que apoquentam o futebol moçambicano”, anotou.

Saudou especialmente as associações provinciais pela manifestação do espírito olímpico durante a campanha eleitoral e no próprio dia da votação.

“É assinalável, porque apesar da agenda apertada os presidentes das associações provinciais disponibilizaram tempo para com os clubes que dirigem ouvirem os quatro candidatos na explanação dos seus manifestos e ideias para o futebol nacional”, destacou.

Dirigindo-se aos desportistas e amantes de futebol, o novo timoneiro da FMF reiterou o que norteou o seu discurso na campanha eleitoral, nomeadamente o facto de ser um homem de futebol e que cumpre com a sua promessa.

“O manifesto eleitoral será escrupulosamente comprido à risca, porque só assim estaremos a honrar a confiança que os moçambicanos depositaram em nós no dia de voto através das associações de futebol. Mas, antes de tomar qualquer decisão, precisamos de conhecer a casa de futebol e de nos inteirarmos de todos os “dossiers”. Como tarefa imediata queremos monitorar nas três regiões do país as “poules” de apuramento de acesso ao Moçambola-2016. Queremos que a disputa das “poules” seja um momento de verdadeira festa, de demonstração da vitalidade do nosso futebol e de incremento do espírito de unidade nacional”, assegurou.

Simango Jr. realçou o facto de assumir a presidência da FMF numa altura importante dos “Mambas”, que no próximo dia 6 de Setembro jogarão com as Maurícias para a qualificação para o CAN Gabão-2016. Prometeu uma preparação cuidadosa de modo que a equipa de todos nós se apresente condignamente, dando continuidade do trabalho iniciado pela Direcção cessante.

 “Nesse sentido, sentimos ter identificado as tarefas imediatas para executar durante o nosso mandato”, disse.

Salientar que Simango Jr. é o sétimo presidente desde que, em 1976, foi fundada a FMF.

Loading...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: