NOVIDADES POLÍTICA

Primeiro-ministro Xavier Bettel casa-se hoje com companheiro em luxemburguês

Xavier Bettel, primeiro-ministro do Luxemburgo, casa-se hoje com o companheiro, Gauthier Destenay, tornando-se o primeiro líder político em funções a casar-se com uma pessoa do mesmo sexo.

O chefe de governo luxemburguês, de 42 anos, quer privacidade na cerimônia, pelo que recusou todas as propostas de cobertura por parte dos órgãos de comunicação social. Ainda assim, a imprensa do grão-ducado desvendou alguns dos convidados, entre eles o primeiro-ministro belga Charles Michel e o chefe do governo britânico, David Cameron.

Xavier Bettel e Gauthier Destenay

Quando tomou posse em 2013, Bettel prometeu modernizar a sociedade luxemburguesa. A aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo ocorreu apenas em junho do ano passado, com uma esmagadora maioria de 56 votos a favor e quatro contra. O primeiro-ministro já tinha dito que, assim que a lei o permitisse, casaria com o companheiro, com quem vive em união de facto desde 2010.

Com apenas 562 mil habitantes, o Luxemburgo acrescenta mais um marco na sua história, sendo o primeiro país do Mundo com um primeiro-ministro gay casado e um vice-PM também homossexual.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: